Antes de saber como fazer uma DRE corretamente precisa compreender o que ela é. A sigla para o termo Demonstração de Resultado de Exercício é um dos mais importantes e básicos documentos contábeis que nós temos. Ele basicamente é uma ferramenta que indica se aquele empresa está tendo lucro ou prejuízo, considerando um determinado período.
O que é a DRE?
Uma Demonstração de Resultado do Exercício é como um resumo das operações financeiras de uma empresa em um determinado período. O maior objetivo do documento é deixar claro que aquele empreendimento está experienciando lucro ou prejuízo.
A partir dos dados de receita, custo e despesa aplicados dentro do regime de competência. O período estipulado costuma ser de um ano. Dessa maneira o empreendedor consegue enxergar a situação da empresa ao longo de 12 meses.
Como fazer uma DRE?
Agora que você já sabe tudo sobre o conceito dessa demonstração financeira, é hora de saber como fazer uma DRE. A estrutura dessa demonstração contábil está definida de acordo com a lei n° 11.638/07, publicada em 27 de dezembro de 2007. Basicamente, ela é feita da seguinte maneira:
- Receita Bruta
- (-) Deduções e abatimentos
- (=) Receita Líquida
- (-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)
- (=) Lucro Bruto
- (-) Despesas com Vendas
- (-) Despesas Administrativas
- (-) Despesas Financeiras
- (=) Resultado Antes IRPJ CSLL
- (-) Provisões IRPJ E CSLL
- (=) Resultado Líquido.
Porém, é sempre realizada em uma planilha, a fim de oferecer informações mais claras para quem está fazendo a consulta. O resultado final é chamado Resultado Líquido e considera todos os ganhos e perdas daquele período determinado.
Porém, também há várias outras informações importantes que podem te ajudar a compreender diversos facetas da performance de uma empresa. De qualquer forma, não há outra maneira de apurar informações de operações rentáveis se não souber como fazer uma DRE.
O mais interessante dessa demonstração é que ela é a mesma para todas as empresas, não importando o porte da organização. Como está definida na lei, não há espaço para alterações no processo.
Gostou de saber como fazer uma DRE? Para mais conteúdo sobre finanças e empreendedorismo não deixe de acompanhar a Ignição Digital!