Você Sabe o Que Faz um Gerente de Marketing? Saiba Quais São Suas Funções

Saiba o que faz um gerente de marketing e suas funções nas organizações.

Você fica curioso para saber quais são as funções do gerente de marketing? Como em todas as áreas de uma empresa, o marketing também merece atenção, dedicação e supervisão, para fazer com que a equipe dê o seu melhor, adote as estratégias mais adequadas e, assim, sempre consiga ótimos resultados. 

Ter essa informação vai te ajudar a entender a importância do planejamento de marketing dentro de uma empresa, para que haja um bom andamento e resultados no negócio.

Neste artigo, você verá:

  • o que faz um gerente de marketing e suas funções;
  • conhecimentos necessários para atuar na gestão de marketing;
  • perfil de um gerente de marketing.

O que faz um gerente de marketing?

O principal objetivo de um gerente de marketing é conseguir aumentar as vendas da empresa. 

Para alcançar esse objetivo, são necessárias diversas ações e planejamentos, que cabem ao gerente de marketing planejar.

Entenda as funções do gerente de marketing

Entre as principais funções do gerente de marketing estão:

  • melhorar a imagem da empresa;
  • elaborar pesquisas de mercado;
  • conhecer as dores do público-alvo;
  • criar estratégia para aumentar as vendas;
  • coordenar campanhas publicitárias;
  • fazer pesquisas de marketing;
  • ajudar no desenvolvimento de novos produtos;
  • supervisionar a equipe e suas atividades;
  • apresentar relatórios para a diretoria;
  • conhecer e aproveitar as tendências de mercado e da economia;
  • lidar com a verba para ações;
  • posicionar bem os canais de comunicação;
  • analisar a concorrência;
  • acompanhar os 4Ps do marketing  (produto, preço, ponto de venda, promoção) para tomar decisões.

Conhecimentos necessários para ser um gerente de marketing

Para ser um gerente de marketing é necessário ter conhecimentos e experiência na área, mas, em paralelo a isso, deve também ter conhecimentos em gestão de marketing.

Por esses motivos, seu gerente pode ser graduado em Marketing ou em Administração de Empresas. Preferencialmente, já deve ter pós-graduação e entendimento de áreas relacionadas, como design.

Para completar as funções do gerente de marketing, o profissional que souber lidar com marketing digital certamente terá destaque, já que essa área rende muitos resultados para qualquer tipo de negócio.

Quais as habilidades necessárias para ser um gerente de marketing?

Para o cargo de gerente de marketing, é necessário que o profissional tenha algumas habilidades específicas, como:

  • excelente comunicação verbal e escrita;
  • domínio da língua portuguesa;
  • habilidade de gerenciamento e liderança;
  • habilidade para lidar com clientes e parceiros;
  • organização;
  • ser criativo;
  • inovador;
  • ser estratégico.

Conclusão

Neste artigo apresentamos qual é o papel do gerente de marketing nas organizações, que se dá em elaborar estratégias para fazer com que a empresa chegue aos seus objetivos. 

Por meio dessas estratégias, é possível que a organização tenha um aumento em suas vendas e, consequentemente, no lucro, além de ampliar a visibilidade da empresa. 

Continue no blog da Ignição Digital para mais conteúdos e curiosidades sobre negócios e empresas.

Fórmula de Lançamento - Ebook

O maior evento virtual da América Latina para pessoas comuns que querem criar ou escalar um negócio digital até os R$ 2 milhões de faturamento

As mais recentes estratégias que estão dando certo no digital para você replicar no seu negócio.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *