Você conhece alguém que acha que médicos, advogados e outros prestadores de serviço não possuem chances de empreender dentro do próprio ramo? Pois compartilhe a entrevista do fonoaudiólogo francês David Jay, que está ajudando seus colegas e ganhando muito dinheiro com isso, tudo graças ao marketing. Veja por que é possível se tornar um empreendedor de sucesso independente da sua profissão.
Nesta entrevista
– Como um fonoaudiólogo entrou no marketing digital para aumentar sua presença no próprio segmento
– Expandindo seus negócios e contribuindo com a sua área (e ganhando dinheiro por isso)
– Encontrando uma grande solução para um grande problema
Trazendo o marketing para a fonoaudiologia
David foi responsável por iniciar uma grande mudança no estudo de fonoaudiologia na França. Por saberem que a ciência está em constante evolução, ele e os demais fonoaudiólogos sabiam que precisavam estudar constantemente para melhorar cada vez mais o resultado de seus tratamentos. No entanto, isso não era uma tarefa muito fácil.
Participar de congressos é algo muito desgastante e demanda muito tempo, algo que esses profissionais não tinham. O simples fato de se ausentar por alguns dias poderia prejudicar vários pacientes.
Foi aí que David teve a ideia de realizar cursos especiais com novas informações da área, mas eles não poderiam ser feitos no mesmo formato. Eles tinham que ser lançados em DVD.
Criando um negócio do zero
David resolveu investir na ideia, começando então com a a construção de uma lista. Foi aí que ele teve uma grande sacada: ele se identificaria como um colega de profissão – algo que ele era de fato – mas não iria pedir nenhum favor.
Pelo contrário, ele fez um questionário para identificar quais assuntos poderiam ser abordados no DVD que seria produzido para ajudar o trabalho de seus colegas.
O resultado foi extraordinário, e em pouco tempo ele tinha 600 inscritos.
Por que o seu email teve tantos resultados?
O email foi enviado com o papel timbrado do consultório de David, mostrando que realmente era um colega que estava se comunicando.
Além disso, todas as pessoas que respondessem o questionário receberiam um email de agradecimento que pedia para que elas compartilhassem a informação com outros colegas. Eles estavam sendo incentivados a ajudar uns aos outros.
Os resultados do primeiro lançamento
David esperava faturar 8 mil euros com o primeiro lançamento, mas suas previsões foram superadas… e muito!
O resultado final foi de 24 mil euros, e 40% disso foi por conta da técnica do upsell, garantindo que seu próximo produto já tivesse compradores.
Saiba como aumentar seus lucros com a técnica do Upsell
Um problema inesperado
Certo dia, David recebeu uma ligação do presidente da associação de fonoaudiólogos, que disse a ele para parar de mandar os emails com PDF, pois ele “não podia fazer isso”. Na época, David obedeceu o pedido, algo que hoje ele se arrepende.
Uma solução para o problema inesperado
“Se não posso mandar emails, vou enviar cartas”. David utilizou algumas ferramentas da internet para ter acesso a todos os endereços de clínicas com fonoaudiólogos, e isso foi tudo que ele precisou.
A carta era uma mala direta que fazia o leitor se encaminhar diretamente para um site especial, onde David apresentava o teaser de seu próximo produto. O grande diferencial foi o conteúdo do teaser: era de altíssima qualidade, feito para que seus colegas ficassem na espera pelo lançamento.
Fazendo uma campanha de sucesso
Antes de iniciar a campanha o valor do seu produto aumentou, passando de 47 para 97 euros. Com o resultado da mala direta ele já havia conseguido mais de 5 mil assinantes em sua lista em apenas 3 semanas.
O site para o qual as pessoas eram encaminhadas tinha um aviso: se você não é fonoaudiólogo, saia daqui já, pois esse não é o seu lugar.
Isso gerava um sentimento de exclusividade, pois somente os profissionais da área caiam em seu site, e eles, como os humanos em geral, se sentiam bem em fazer parte de um “grupo especial”.
Outro fator importante para o sucesso da campanha foi o fato de David conhecer muito bem o seu público-alvo, composto prioritariamente por mulheres que não gostam de dirigir e se ausentar de casa por alguns dias para compromissos profissionais.
Saiba como é importante conhecer o público-alvo (avatar)
O último lançamento de David faturou mais de 128 mil euros…
Ele já está tão bom em lançamentos que outras pessoas o convidam para organizar o lançamento de seus produtos.
Dicas de David Jay
Você se lembra de quando o presidente da associação falou que David não poderia mandar emails? Nada o proibia de fazer isso, mas ele foi parado por uma força exterior. O mesmo pode acontecer com você, e David acredita que você NÃO DEVE parar.
Construir uma lista também é um ponto muito importante. Todo o sucesso de David e das pessoas que o chamam para realizar um lançamento é baseado na construção de listas.
Veja por que você deve construir uma lista de email para seus negócios
Faça conexões com pessoas do seu segmento, mas não tente convencê-las do seu ponto de vista. Procure se relacionar com aquelas pessoas que já têm a mesma linha de pensamento que você.
Recapitulando
– Profissões que prestam serviços podem se beneficiar bastante das técnicas de marketing digital
– É possível fazer campanhas de sucesso mesclando online e offline (email e cartas)
– Problemas vão surgir, mas nem sempre a parede é tão alta quanto parece, e você pode ultrapassá-la facilmente
Tudo comeca com uma ideia e uma lista …junte tudo na dose certa com uma boa dose de trabalho e pronto….bons negocios……. A lista é tudo!!!
Como faço pra ter uma licença de produto bom pra vender aqui no brasil
A cada entrevista a gente no mínimo aprende 1 lição vital!
Ótima entrevista!
Abraços!