Significado de Serendipity

Quem respira empreendedorismo já deve ter ouvido falar em serendipity. Mas esse termo inglês bem complicado tem suas origens na literatura. Foi criada em uma carta escrita pelo romancista inglês Horace Walpole ao seu amigo, em que narra o conto de fadas “The Three Princes of Serendip” – Os Três Príncipes de Serendip – nome pelo qual é denominada a região árabe onde hoje se localiza o Sri Lanka.

Ao nome da ilha, o autor acrescentou o sufixo “ity” para torná-la um substantivo abstrato e dar nome a uma capacidade específica dos príncipes. Dessa forma, serendipity é a propriedade como quem age com os príncipes de Serendip. É que no conto, os personagens principais fazem as mais incríveis e criativas descobertas usando a sua sagacidade. Essa é a mesma característica de quem encontra boas soluções para problemas.

Serendipity no mundo dos empreendedores

Serendipity está para os empreendedores tal como Eureka para os cientistas. Donos de negócios de sucesso precisam agir de forma criativa às mais diversas situações e encontrarem oportunidades em problemas ou situações inóspitas.

Já parou para pensar que as melhores ideias de negócio são feitas por acaso? O Vale do Silício está repleto de “príncipes de Serendip”. Por aqui, o termo virou o anglicismo “serendipismo”, mas ainda não pegou tanto quanto lá fora. Pelo menos não com essa denominação.

O acaso só protege quem não está distraído

Pensar em serendipity é compreender o quanto somos agraciados o tempo todo por descobertas interessantes pelas quais nem estávamos procurando. Basta percorrer a história da ciência para resgatar diversos feitos que não teriam acontecido se dependessem de planejamentos. O mesmo acontece no nosso dia a dia e, sobretudo, no mundo dos negócios. Mas é necessário estar atento ao seu redor para captar insights que podem se transformar em oportunidades, estratégias e produtos inovadores.

Serendipity está por todas as partes e todos podem se beneficiar dela se estiverem atentos. Já ouviu falar em conhecimento potencial? Tendemos a valorizar, muitas vezes, somente aquilo que dominamos. Elementos ao nosso redor, fenômenos e experiências que vivenciamos trazem informações preciosas que podem se tornar percepções úteis no nosso dia a dia. Mas somente quem estiver preparado para absorvê-lo é que consegue ser bem-sucedido.

Quando você tem sagacidade e conhecimento transforma algo aparentemente ocasional em oportunidade preciosa. Não existe inovação sem serendipidade. A grande sacada para colocá-la em prática é estar preparado. Como fazer isso? Expanda a sua mente, busque conhecimento constantemente e saiba relacionar coisas improváveis.

Se depender de conhecimento, você encontra por aqui! Assine nossa newsletter para receber conteúdos quentinhos e obter mais insights!

Fórmula de Lançamento - Ebook

Pela primeira vez na história, Erico Rocha e Leandro Ladeira criaram a oferta mais surreal da Black Friday. Não fique de fora dessa, preencha o formulário para saber mais sobre a oferta.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *