Ter um site institucional é muito importante para sua empresa e pode ser um fator decisivo na hora de alguém escolher você e não o seu concorrente.
Atualmente, as pessoas pesquisam muito pela internet e consomem não somente informações, mas serviços e produtos. Caso você não tenha um site, dificilmente irá aparecer para seu potencial comprador na hora da busca.
Além disso, o site pode ser gerador de conteúdo, com um blog que ajuda a alimentar estratégias de marketing. Ele também pode fazer parte das redes sociais, utilizando, por exemplo, o Instagram Shopping — funciona como um e-commerce diretamente na plataforma.
São várias as formas de vender na web e ter um site institucional é primordial! Você entenderá melhor sobre isso neste artigo.
Ao longo do texto, você verá:
- • o que é um site institucional;
- • para que serve esse site;
- • como criar o seu.
O que é um site institucional?
Um site institucional é uma página virtual que fornece informações sobre sua empresa. Ele é uma forma de mostrar que você existe na web, contar sua história, quais são seus serviços e/ou produtos e dá até mesmo para vender pelo meio digital.
Para que serve um site de uma empresa?
Como falamos anteriormente, o uso da internet aumentou e continua crescendo bastante. Segundo a edição do ano de 2018 da pesquisa TIC Domicílios, os números subiram de 67% para 70%.
Isso significa que 70% da população usa a web de alguma forma.
Já com relação ao consumo de produtos e serviços em meios digitais, os dados divulgados em 2019 do levantamento da NZN Intelligence mostram que 74% das pessoas preferem comprar on-line.
Perceba quantas oportunidades você perde por não ter um site que divulgue sua empresa. Os números são bem consideráveis para você ignorar a importância de estar presente no meio digital.
Dessa forma, o intuito principal ao ter um domínio na web é ser conhecido nesse meio. Além disso, você passa mais confiança e credibilidade aos usuários.
Pense só que você está precisando encontrar uma empresa que venda pisos de madeira e um conhecido te indica a empresa X. Você, com sua rotina corrida, não consegue ir até a loja física — pois é um pouco longe de onde mora.
Um caminho prático e lógico é ir pesquisar sobre ela na internet, assim você não perde tempo indo até o local e correndo o risco de não gostar de nenhuma opção.
Porém, ao pesquisar na web, você não encontra absolutamente nada sobre a empresa.
Certamente, você desconfiaria se ela realmente existe ou se é mesmo um bom negócio a se fazer, certo? Provavelmente, nessa busca, iria encontrar outras empresas que vendem o mesmo material e optaria por alguma delas, o que te daria bem mais praticidade.
Isso significa que a empresa X perdeu um cliente por não ter informações on-line! Sem falar que, se você gostasse do material e do trabalho feito, poderia até mesmo indicá-la para outros amigos ou fazer uma ótima avaliação do lugar na própria internet.
Percebeu a importância do site institucional?
Outra possibilidade é o usuário, que entende que tem a necessidade de comprar pisos de madeira, ir pesquisar lojas que vendem o material e, obviamente, não irá encontrar você se não tem um site on-line. Caso seu nome apareça em algum momento na busca, ele vai tentar comprovar que sua empresa existe e não conseguirá.
Ou seja, o site serve para:
- • divulgar e fortalecer a imagem da empresa;
- • passar confiança;
- • conquistar novos clientes;
- • fornecer informações completas sobre seus serviços e produtos;
- • realizar vendas on-line;
- • oferecer mais praticidade e comodidade ao usuário;
- • mostrar que tem propriedade dentro do segmento.
Como criar um site?
Para criar um site institucional, você precisará primeiro definir se será apenas um site + blog ou também terá uma plataforma de e-commerce.
O blog é importante para gerar conteúdo, atrair visitantes e melhorar seu posicionamento nos buscadores.
Depois disso, você deve escolher o nome do site e qual será o domínio.
Já a próxima etapa é definir qual será o serviço de hospedagem. Algumas opções são:
- • hospedagem compartilhada: vários sites dividem o mesmo servidor. É a opção mais barata, mas também é mais limitada e pode gerar problemas como páginas fora do ar com frequência;
- • hospedagem cloud: também é compartilhada, mas tem um servidor mais forte que consegue suportar melhor os dados recebidos. Ele funciona por meio da nuvem, fazendo uma cópia do site em vários servidores, ou seja, terá mais apoio caso um deles fique fora do ar;
- • VPS (Virtual Private Server, ou Servidor Privado Virtual): é mais completo, oferece um servidor único apenas para o seu site, sem precisar dividir com nenhum outro domínio.
Por fim, você deve escolher a plataforma que irá dar vida ao seu site. É possível criá-lo em cima de um sistema de gerenciamento de conteúdo, com plataformas como o WordPress e Drupal.
Outras opções são uma plataforma de loja virtual, o que é ideal para e-commerces, como o Magento e WooCommerce. Ou, ainda, um criador de sites, em que você pode personalizar o layout da forma que preferir, como o Wix e HostGator, por exemplo.
Após a parte prática, você deve ter esquematizado quais informações devem conter no seu site institucional, sendo as principais:
- • “quem somos”: um resumo sobre a empresa, quando foi fundada, onde atua, quem são os fundadores, missão, valores, etc;
- • “serviços e produtos”: o que a empresa oferece e suas vantagens;
- • “contato”: endereço físico, telefone para contato, e-mail, redes sociais, botão para envio de mensagem por WhatsApp e formulário de comunicação;
- • “blog”: área para os posts do blog;
- • “depoimentos”: incluir vídeos e/ou frases de clientes ajuda a fortalecer a marca e dar confiabilidade ao público.
Além disso, use imagens e um mapa na localização, caso tenha uma loja física. Já para e-commerce, tenha descritivos sobre cada produto, informações de compra e troca, valores, condições de pagamento, selos de segurança, entre outros.
Lembre-se sempre de manter as informações atualizadas, deixar suas páginas rápidas e otimizar seu site para uso em mobile.
Conclusão
Neste artigo, você viu que um site institucional é seu cartão de visitas na web, é uma forma de ter presença digital e como isso influencia nas vendas e na conquista de novos clientes.
O site ajuda a divulgar sua empresa e passar confiabilidade. Além disso, você conferiu os passos para criar um e algumas dicas de que tipos de informações devem estar inseridas em sua plataforma.
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