Sorteios são, há muito tempo, uma das formas mais comuns de distribuir prêmios para os entusiastas de uma marca. Com as redes sociais, isso ficou ainda mais simples e mais comum. No entanto, será que fazer um sorteio para Facebook realmente vale a pena?
Neste artigo falaremos mais sobre as particularidades dessa modalidade de sorteio e daremos mais detalhes para você decidir se essa deve ser sua próxima ação. Confira!
Como funciona um sorteio para Facebook?
Existem diversas maneiras possíveis de realizar um sorteio para Facebook, porém, a mais comum envolve as curtidas e compartilhamentos.
Um tipo de ação muito usado é aquele relacionado, por exemplo, a curtir uma página e compartilhar a postagem para participar. Dessa maneira, a empresa pode ganhar curtidas enquanto se promove.
Outro sorteio muito usado é aquele que envolve as práticas de um “concurso cultural”, em que a melhor frase ou comentário é premiado diante de certas condições apontadas previamente. Normalmente as chamadas também falam para que você marque um ou mais amigos além de dar sua resposta.
Dificilmente tais ações são falsas ou trazem algum tipo de problema de entrega do prêmio (se a marca for realmente conhecida ou de confiança, é claro) e costumam, sim, dar o resultado esperado para quem a promove.
Porém, sorteios estão sujeitos a diversas regras que nem sempre são um ponto de atenção por quem os promove. Isso pode complicar muito a vida de uma empresa no futuro!
Cuidados que você deve ter com o sorteio para Facebook
O Facebook estabelece regras bem claras a respeito dos sorteios feitos na plataforma, que infelizmente contrariam muito do que vemos acontecer de fato.
O principal ponto reforçado pela plataforma é o de que é terminantemente proibido colocar compartilhamentos como critério para participação ou mais chances em uma promoção. O próprio Facebook exemplifica:
“Conexões de amigos e linhas do tempo pessoais não devem ser usadas para administrar promoções (por exemplo, frases como: “compartilhe em sua linha do tempo para obter entradas adicionais” ou “compartilhe na linha do tempo de seu amigo para obter entradas adicionais” não são permitidas).
Vale apontar que se a plataforma notar que alguma regra está sendo quebrada, ela poderá até mesmo excluir a conta que promoveu a ação promocional.
Sorteios devem ser regulamentados
O problema maior, no entanto, não envolve a rede, e sim as burocracias relacionadas aos sorteios realizados no país, cujos requisitos são exigidos e regulados pela Caixa Econômica Federal.
Qualquer marca deve ter em mente que, sendo um sorteio para Facebook ou não, a promoção deve ser registrada na Caixa para ocorrer de forma legalizada. Há quem goste de correr os riscos, porém, hoje os próprios participantes que discordarem ou desconfiarem de algo costumam denunciar.
O prazo comum para a aceitação ou não do sorteio pela Caixa é de 45 dias. Em uma situação na qual a promoção não foi regularizada pelo órgão e a ação for descoberta, uma multa é aplicada.
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