Saber como montar a história de uma empresa e apresentá-la de maneira clara e interessante ao seu consumidor é uma excelente maneira de fazer com que se interessem ainda mais pelo produto ou serviço que você tem a oferecer.
O storytelling nada mais é do que desenvolver histórias profundamente envolventes a fim de contar um pouco mais sobre a trajetória de uma empresa, por exemplo. Esse conto, porém, não precisa ser verdadeiro. É exatamente neste ponto que mora a arte.
Tudo sobre storytelling
O storytelling não serve apenas para os criativos que trabalham com desenvolvimento de filmes e séries de televisão. O processo funciona e vale a pena (e muito) para organizações. Por que? Para fazer com que os clientes criem uma conexão emocional com a sua empresa.
Assim como a sua história começa a partir do momento em que nasceu, o mesmo acontece com o seu próprio empreendimento. Há uma trajetória de altos e baixos, momentos de alegria e também momentos não tão felizes assim. Esse tipo de conto atrai emoções de seus clientes. Seu objetivo é fazer disso uma verdadeira ferramenta de vendas.
Como montar a história de uma empresa?
Agora que você já compreende mais sobre o conceito de storytelling, chegou a hora de efetivamente aprender como montar a história de uma empresa. O primeiro passo para ter um conto de sucesso é saber exatamente com quem você está falando. Conheça seu consumidor, suas dores, necessidades e dúvidas. Saiba o que ele quer saber.
O próximo passo é desenvolver uma narrativa realmente empolgante e envolvente. É preciso tocar lá no fundo do coração de seu cliente para que crie empatia pela sua história e a de seus produtos ou serviços. É preciso contar uma história realmente exclusiva.
Definir o formato de sua história também é essencial. Você utilizará imagens, vídeo, áudio ou apenas escrita? Escolha a maneira com que seu cliente mais se identificará e aposte suas moedas nele!
Gostou de aprender como montar a história de uma empresa? Para ter acesso a mais ferramentas tão incríveis quanto essa e aprender a aplicá-las em seu empreendimento, não deixe de acompanhar a Ignição Digital!