Storytelling: Como Uma Boa História Pode Inspirar e Vender

storytelling

A narração de fatos é algo que está presente na história da humanidade há um bom tempo. Com o passar dos séculos, nossa experiência com a narração foi aumentando e ela ganhou cada vez mais presença na sociedade.

Sabendo que uma boa história pode inspirar e vender, saiba tudo sobre o poder do storytelling.

banner-ignicao-2-dicas7

Entenda o que é storytelling e seu principal objetivo

O termo vem da língua inglesa, derivado da palavra storyteller, que significa “contador de histórias”. Storytelling, então, pode ser encarado como o ato de contar histórias seguindo uma sequência.

Quem trabalha com marketing, sabe que é preciso pensar em diversos métodos de estimular o consumidor. Cores, palavras, imagens… Tudo isso e mais algumas coisas são responsáveis por capturar a atenção do público.

O storytelling nada mais é do que uma ferramenta para essa finalidade, com a diferença de que ele está aqui para criar algum tipo de ligação com o ouvinte.

Por que usar o storytelling?

Dar um motivo é a primeira coisa que você precisa fazer para conseguir uma boa reação de alguém. Imagine uma fila com 600 pessoas que querem tirar cópias de documentos, livros ou quaisquer tipos de papéis. Se alguém chegar e simplesmente furar a fila, isso causaria uma confusão, não é mesmo?

No entanto, em uma experiência, uma pessoa foi instruída a furar a fila usando o segundo roteiro: tenho que furar a fila para não perder uma entrevista de trabalho/ser despedido. Com sucesso, a pessoa conseguiu furar a fila sem que um grande tumulto ocorresse. A história, claro, era falsa.

Depois disso, outro roteiro foi aplicado para a mesma situação. No entanto, agora, não era nada tão apelativo. A pessoa só precisava dizer que tinha que fazer aquela atividade o mais rápido possível. No entanto, para a surpresa de todos, a pessoa também conseguiu furar a fila. Mas essa não foi a única surpresa. Ao final do experimento, foi constatado que as duas desculpas tiveram um desempenho muito próximo.

Assim, podemos concluir que desde que você dê uma explicação, as pessoas serão mais compreensivas com a situação em que você está inserido. Você pode não ter reparado, mas este experimento testou a aplicação do storytelling.

A jornada do herói no storytelling

Para criar uma conexão com o ouvinte, é preciso que você siga estes quatro passos:

  • Antes da jornada: a realidade da pessoa antes de mudar de vida;
  • Sonhos: o que ela desejava fazer;
  • Frustração:  por ela não ter uma habilidade específica, algo ruim ocorreu;
  • Virada de vida: a pessoa toma uma decisão e a sua vida muda a partir disso.

O storytelling é uma ferramenta muito importante para o marketing e pode facilitar a humanização da marca. Estamos cercados de história o tempo inteiro, seja a das nossas vidas, do negócio que fazemos parte ou dos nossos ancestrais. Utilize essas informações e conte uma história você também!

Agora que você já sabe as principais informações sobre storytelling, aprimore seus conhecimentos e baixe o e-book: “Guia Definitivo do Marketing Digital“.

 

banner-ignicao-2-dicas5

 

Fórmula de Lançamento - Ebook

Descubra a maior oportunidade para você conquistar sua liberdade financeira ainda em 2025

Se inscreva e dê o primeiro passo para ser livre financeiramente, ter autonomia, capacidade de escolha e tomar o controle da sua própria vida.

Mais Informações

De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Erico Rocha a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.

4 thoughts on “Storytelling: Como Uma Boa História Pode Inspirar e Vender”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *