Sua Empresa Precisa de uma Consultoria de Branding? Descubra!

consultoria de branding

Ter todos os canais de comunicação de uma empresa alinhados e conversando entre si de forma igual, é apenas um dos benefícios da consultoria de branding. A prática é um conjunto de ações estratégicas que envolve marketing, relações públicas, design, entre outras áreas. 

Entender que os setores internos de uma organização precisam falar a mesma língua e que independentemente do cliente, todos devem entender a mesma mensagem, faz com que a empresa alcance objetivos alinhados às estratégias de branding e a atual situação do mercado. 

Neste artigo, você aprenderá mais sobre:

  • – o que é e qual o objetivo da consultoria de branding;
  • – como se destacar dos concorrentes com ações estratégicas;
  • – por que a consultoria de branding ajuda no crescimento.

O que é e qual o objetivo da consultoria de branding?

A consultoria de branding nada mais é do que profissionais capacitados das áreas de marketing, design, relações públicas, publicidade, etc, elaborando ações estratégicas para captar, além do lado racional do cliente, o seu emocional.

Afinal, hoje em dia, não basta apenas ser bom no que se faz. É necessário mostrar isso ao público-alvo. Toda e qualquer forma de diferencial competitivo deve ser mostrado de maneira clara e específica.

Podemos dizer, então, que o objetivo da consultoria de branding é aumentar a lucratividade mostrando para o mercado quais são os pontos positivos de uma empresa em relação aos concorrentes. 

Porém, encontrar esse destaque entre os demais não é uma tarefa fácil, uma vez que muitas habilidades e caminhos já foram explorados e apresentados ao público. Portanto, como se destacar? 

Como se destacar dos concorrentes com ações estratégicas?

Por meio da visibilidade e credibilidade. Como assim? 

Já parou para pensar como marcas fortes, como a Coca-Cola e o McDonald’s, contam com tanto sucesso? 

Ao longo da sua construção de branding, elas estiveram focadas em trazer o conceito do seu negócio ao público para que fossem reconhecidas por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. 

Por exemplo, os arcos amarelos e vibrantes do McDonald’s. O nome da marca nem precisa estar escrito, pois todos já sabem qual é. 

Para chegar nesse nível de diferencial, é preciso descobrir qual a força da sua empresa baseada em:

  • – essência;
  •  – valores;
  • – identidade.

Você sabe quais são os seus? Com a ajuda da consultoria de branding, é possível realizar uma matriz SWOT para uma análise interna detalhada das suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. 

Além disso, é importante para qualquer negócio, independentemente do seu porte ou segmento, conhecer os seus principais concorrentes. O benchmarking é o estudo profundo deles e te ajuda a executar um plano de ação mais forte.

Por que a consultoria de branding ajuda no crescimento?

Além de ajudar na análise SWOT, definir os concorrentes e elaborar as estratégias ideais para o seu tipo de público e negócio, existem outros trabalhos da consultoria de branding que podem auxiliar no crescimento lucrativo e de reconhecimento de marca. Olha só:

Manter a coerência em todos os canais de comunicação

Muitas empresas têm dificuldade em manter uma coerência em diferentes canais de comunicação e esse ponto é crucial para quem deseja construir uma marca eficiente. 

A linguagem deve ser a mesma, clara e fiel ao negócio. Não adianta nada você ter como um dos seus valores determinada ideia e, no site, por exemplo, dizer algo totalmente diferente. 

Motivar os colaboradores a construírem a marca

Colaboradores engajados trabalham mais motivados a quererem fazer o negócio acontecer. A consultoria, por exemplo, pode sugerir um brainstorm para avaliar a opinião externa da empresa. 

Além disso, passar aos funcionários quais são os valores, missão, objetivos e propósitos da empresa pode influenciar de maneira positiva para um crescimento lucrativo.

Reposicionar uma marca no mercado

O posicionamento de uma marca é a maneira como o público a enxergar e, consequentemente, influencia nas ações de marketing.

Muitas empresas não conseguem vender bem pois possuem problemas de posicionamento. A consultoria, por sua vez, por meio de estratégias eficazes, consegue reposicionar uma marca, seja modificando seu design, sua propaganda, logo, entre outros. 

Para entender melhor, imagine que você contratou uma consultoria de branding para a sua empresa e descobriu que a falta de lucratividade tem a ver com o design do seu logo. Os profissionais contratados farão um estudo e, de acordo com sua situação, criarão um novo. 

Depois, ele será modificado em todos os canais de comunicação e lançado ao público. Com isso, você poderá esperar a resposta positiva ou negativa do seus clientes.  

Conclusão

Hoje você aprendeu sobre consultoria de branding e entendeu que o conceito diz respeito às ações pensadas e elaboradas por profissionais estratégicos para atrair clientes de forma racional e emocional.

Viu também como descobrir o seu potencial competitivo, fraquezas, valores, entre outros, por meio de análises de mercado, além de saber como melhorar a maneira como o seu público te enxerga. 

Acha que a sua empresa precisa disso para crescer mais? Comente aqui embaixo o que achou do conteúdo.  Para saber mais sobre assuntos assim, acompanhe a Ignição Digital!

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