Toda vez que uma pessoa entra no seu site e sai sem acionar outra página, você tem uma rejeição. Isso fica marcado no seu Google Analytics. Essa métrica gera muitas dúvidas nas pessoas, que não entendem o que ela significa de fato.
Antes de mais nada, vale dizer que a sua taxa de rejeição não vai influenciar diretamente no seu posicionamento no Google, mas, nem por isso, esse número deve ser deixado de lado. Se a sua rejeição está alta, pode significar, por exemplo, que o seu conteúdo não é de qualidade, já que o usuário não navega pelo seu site.
Preparei esse artigo para você saber mais sobre taxa de rejeição. Confira!
Taxa de rejeição alta
Ter uma taxa de rejeição alta não é necessariamente ruim. Se para acessar o conteúdo do seu site o usuário precise acessar mais de uma página, então a alta taxa de rejeição é preocupante. Afinal, isso significa que os usuários entraram na sua página inicial, mas não clicaram em nenhuma categoria para ter mais informações.
Mas, Erico, há uma quantidade ideal de taxa de rejeição? Sim, existe, mas não deve ser levada à risca seriamente, já que a taxa pode variar dependendo do tipo do seu site. Eu considero como aceitável entre 35% e 45% para os sites em geral. Agora, se a sua página só tiver texto, essa média pode subir para até 65%. Já as páginas com vídeos e links, é preciso manter em até 45%. Lembrando que ter taxa zero é impossível!
Mas, afinal, o que fazer se a minha taxa de rejeição estiver alta?
Investigar e analisar são as palavras-chave para diminuir a taxa de rejeição do seu site. Você precisa investigar se isso acontece em todas as páginas ou somente em algumas. Se for a segunda opção, analise se há algo em comum entre essas páginas. Caso haja, o ideal é que você pare de repetir e, depois de um tempo, verificar se sua taxa de rejeição diminuiu.
Mas, e se não tiver nada em comum? Bom, outra forma de diminuir a taxa de rejeição é analisando as páginas onde o índice é menor e usá-las como modelo a ser aplicado nas novas publicações. Além disso, vale verificar se há fontes de tráfego que geram menor taxa de rejeição para o seu site. Assim, você pode realizar mais ações de marketing digital nelas.
Em geral, o melhor caminho para prender o usuário no seu site é com links internos, local para inserir comentários e, claro, oferecer um conteúdo relevante.
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