10 Tipos de Conteúdo que Atraem Visitantes e Geram Conversões

Conheça alguns tios de conteúdo que atraem visitantes

Você sabia que escrever um conteúdo matador é uma arte e, ao mesmo tempo, uma ciência? E que existem tipos de conteúdo que atraem visitantes em maior número para uma página?

Escrever para a internet é uma atividade que exige criatividade e estilo, mas também é baseada em uma série de tentativas, testes, falhas e melhorias. Se você quer atrair mais tráfego para o seu site, conheça tipos de conteúdo que ja foram testados e aprovados pelo público:

1. Conteúdo simples

Conteúdo simples é um dos tipos de conteúdo que atraem visitantes

Essa é a abordagem mais fácil e simples entre os tipos de conteúdo que atraem visitantes. Ela consiste em apenas apresentar o produto ou serviço, sem firulas ou mesmo estilo. Ou seja, é uma apresentação clara dos fatos e benefícios.

Nesse caso, o conteúdo não é exatamente matador. Sua função é apenas fornecer as informações necessárias para que o público tome uma decisão.  O que o faz ser muito eficaz naquilo a que se propõe: vender um produto!

2. Conteúdo com storytelling

Conteúdo de storytelling é um dos tipos de conteúdo que atraem visitantes

O ser humano gosta de ouvir histórias, principalmente aquelas sobre pessoas interessantes. Quando nos identificamos com um personagem, vemos que não estamos sós e que outras pessoas já passaram pelas mesmas dificuldades.

Mas, se você pretende contar uma história, deve lembrar de um detalhe: o seu produto ou serviço deve ser mostrado como aquilo que fez as pessoas melhorarem de vida. Assim, a técnica do storytelling pode ser usada em diferentes formatos, tais como e-mails, vídeos e landing pages.

Estapas para produzir um conteúdo storyteling

  1. Abertura: fale sobre como o personagem tinha uma vida comum e, de repente, se viu enfrentando várias dificuldades.
  2. Conflito: de que maneira a vida do personagem será “ameaçada” se ele não resolver o problema?
  3. Diálogo: todos adoram ver diálogos em uma história. Duas pessoas conversando sempre chamam atenção (e é fácil de ler).
  4. Solução: essa é a hora de mostrar o seu produto como a solução para o problema do personagem. Aqui, se você mostrar resultados específicos, aumentará a credibilidade do seu produto.

E lembre-se: a história não precisa ser dramática, basta torná-la interessante para o público-alvo.

3. Conteúdo de conversão

Conteúdo de conversão é um dos tipos de conteúdo que atraem visitantes

Isso mesmo! O conteúdo de conversão está entre os tipos de conteúdo que atraem visitantes. Agora, imagine uma conversa entre você e seu possível cliente. É assim que deve ser feito um conteúdo de conversão.

Nele, você atuará como um vendedor que está almoçando com um cliente enquanto tenta fazer uma venda. A abordagem deve ser direta, buscando uma identificação com o leitor.

A vantagem desse conteúdo é que você não precisa escrever maravilhosamente bem para fazer um texto convincente. Se você conseguir demonstrar sua paixão pelo produto, já irá se sair bem.

Se quiser uma boa maneira de começar a treinar, grave uma conversa sobre o produto, transcreva isso e depois aprimore o texto.

4. Conteúdo imaginativo

Conteúdo imaginativo é um dos tipos de conteúdo que atraem visitantes

Talvez isso lhe surpreenda, mas a imaginação pode ser uma grande ferramenta de persuasão. Experimente, por exemplo, pedir ao seu público-alvo uma maneira fácil de perder peso ou de atrair milhares de visitantes para o seu site ou blog.

Conteúdos imaginativos costumam começar com palavras como “imagine”, “descubra”, “visualize” e também podem ser inciados com perguntas, já que isso mexe com a curiosidade, consegue chamar atenção e converter mais.

Portanto, peça ao leitor para imaginar algo e depois conte como o seu produto irá ajudá-lo a atingir seu objetivo, ou ajudá-lo a responder as questões que abordou.

5. Conteúdo longo

Conteúdo longo é um dos tipos de conteúdo que atraem visitantes

Conteúdos longos partem do princípio de que quanto mais você conta, mais você vende. Isso significa que textos longos, com muitos fatos e benefícios, convertem melhor.

E por que isso acontece? Porque, ao contrário de uma conversa pessoalmente, o conteúdo só tem uma chance de convencer o público. Então, você precisa mostrar logo todas as cartas, como fazer um primeiro parágrafo irresistível!

Mas, se você levar em consideração as regras básicas do marketing de conteúdo, lembrará que não é realmente necessário apresentar todos os fatos e benefícios de uma vez.

Uma boa opção é dividir o conteúdo longo em uma série de conteúdos menores e divulgá-los no período de algumas semanas, em e-mail marketing. Assim, será mais fácil para o público ler e digerir as informações.

6. Conteúdo poético

Conteúdo poético é um dos tipos de conteúdo que atraem visitantes

Você provavelmente tem um escritor ou poeta favorito, que você realmente admira. Mas isso não significa que deve tentar reproduzir o estilo dele nos seus conteúdos.

Lembre-se de que o seu objetivo é educar e vender, e não convencer o público de que é inteligente.

Sendo assim, saiba que o conteúdo poético é muito bem-vindo, mas, ele só será matador se você encarar a escrita como um meio para um fim. Nesse caso, fazer uma venda. Então, produza conteúdos que combine venda e estilo, história e solução, que você vai chegar aos tipos de conteúdo que atraem visitantes!

7. Conteúdo do diretor executivo

Conteúdo CEO é um dos tipos de conteúdo que atraem visitantes

Talvez você não tenha percebido, mas a aprovação de terceiros geralmente ajudam a vender produtos. Porém, além disso, existe uma estratégia que pode ser igualmente eficiente: posicionar seu argumento de venda como uma comunicação direta entre o fundador da empresa e o cliente.

Essa abordagem coloca todos no mesmo nível e transmite a mensagem de que o diretor executivo não é uma pessoa fria, distante do público, mas alguém amigável, acessível e que se preocupa com o cliente. Por isso, anote aí, esse é um dos ótimos tipos de conteúdo que atraem visitantes!

8. Conteúdo sincero

Conteúdo sincero é um dos tipos de conteúdo que atraem visitantes

Alguns conteúdos se propõem a explicar o lado negativo de um produto ou serviço. Ele não começa com os pontos positivos, e sim com os negativos. É como se, ao vender um carro, você destacasse todos os reparos que precisarão ser feitos, isso, antes de mostrar as vantagens de adquirir esse veículo.

Mas, nessa hora, acontece algo surpreendente: quando você é sincero e transparente sobre as fraquezas do seu produto, o cliente passa a confiar em você. E, se o cliente confia em você, ele se mostrará mais disposto a acreditar em sua empresa, serviços ou produtos quando ler sobre as qualidades e vantagens  oferecidas.

9. Conteúdo superlativo

Conteúdo superlativo é um dos tipos de conteúdo que atraem visitantes

Talvez você já tenha feito – ou pensado em fazer – algumas afirmações mais exageradas, nas quais a maioria das pessoas jamais acreditariam. A verdade é que você até pode fazer isso, mas precisa de provas que lhe deem suporte.

Dentre essas provas, de preferência, escolha depoimentos, pesquisas e estatísticas. Se tiver os três, melhor ainda! Vai conseguir enquadrar seu texto entre os tipos de conteúdos que atraem visitantes.

O problema desse tipo de conteúdo é que é difícil fazer isso sem parecer exagerado. Portanto, use essa técnica com moderação e evite exageros.

10. Conteúdo de rejeição

Conteúdo de rejeição é um dos tipos de conteúdo que atraem visitantes

O objetivo desse conteúdo é desencorajar as pessoas a se interessarem pelo seu produto. Ele é feito para desafiar os clientes que alavancam a estratégia de fazer com que apenas um seleto grupo de pessoas tenha acesso ao produto.

Essa abordagem apela diretamente para a nossa necessidade de pertencer a um grupo. Além disso, gera curiosidade e afeta o nosso orgulho. É esse conteúdo que faz as pessoas pensarem: Quem disse que eu não sou bom o suficiente para participar? Eles vão ver só!

Enfim, esses são os tipos de conteúdo que atraem visitantes. Se você quer mais dicas de como deixar o seu texto ainda melhor, confira também 5 dicas fáceis de como escrever um conteúdo de qualidade. E se você já tiver testado algum desses conteúdos, conte se conseguiu melhorar seus resultados, deixe um comentário para nós. Vou adora ler!

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7 thoughts on “10 Tipos de Conteúdo que Atraem Visitantes e Geram Conversões”

  1. Erico! Estou boiando!
    Sou produtor de hortaliças e conforme vou lendo vai ficando cada vez mais enrolado pra mim.
    Sei das qualidades do meu produto, mas não consigo “enfeitar o pavão” tanto qto vc esta sugerindo.
    Continuo lendo pois acho que em algum momento a ficha vai cair (espero)

  2. Cada tipo de website tem seu publico alvo e diferente foco. Podemos mesclar diferentes tipos de conteudos para o mesmo website que apesar de publicos distintos, como seres humanos cada um de nos temos nossos gostos e preferencias, por leitura, seja curta, longa ou imaginativas.

  3. Não sabia que havia tantas formas legais de produzir conteúdo!
    Já havia ouvido falar do storytelling, porém, percebo que há muitas formas intereesantes.
    Obrigado, mais uma vez pelo bom conteúdo!

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