Você já deve ter ouvido falar em pessoas que trilharam o caminho para o sucesso com um post de cada vez.
Isso realmente acontece, mas é preciso estar atento a um detalhe importante: apenas ter um blog ou site nunca será suficiente para alcançar o sucesso.
Então, como transformar um site em um negócio de sucesso?
É verdade que ter um site ou blog é a melhor maneira de começar a sua estratégia de marketing de conteúdo. Além disso, criar conteúdos incríveis é indispensável para a maioria dos negócios atualmente.
Ainda assim, você precisa ter a consciência de que o seu site não pode ser o único responsável pelo sucesso ou fracasso do seu negócio.
O conteúdo é só o começo. Junto a ele, você precisa de uma boa campanha de marketing de conteúdo.
Mas como fazer isso?
Para lhe ajudar, separamos 5 estratégias fundamentais para o êxito da sua campanha. Implemente-as e veja como seu site ou blog logo se transformará em uma poderosa ferramenta de marketing, gerando vários resultados para você.
1. Aposte nas redes sociais
Seu blog ou site é o centro da sua presença online, mas você não pode contar apenas com essa ferramenta.
Você precisa estender a sua presença, e uma bom jeito de fazer isso é identificando quais são as redes sociais que mais atraem seu público.
De maneira geral, pode-se fazer a seguinte divisão:
- Google+: assuntos relacionados a tecnologia e hobbies
- Tumblr e Pinterest: assuntos ligados à criatividade, como arte e fotografia
- Twitter: assuntos de interesse geral
- LinkedIn: para negócios B2B (business to business)
- Facebook: para tudo o mais
Para incrementar sua estratégia, faça um calendário editorial e encontre maneiras de falar sobre um assunto antes mesmo de produzir o conteúdo.
Assim, a conversa iniciada nas redes sociais pode continuar no seu blog ou site.
2. Crie landing pages de conteúdo
Produzir conteúdo é bom e atrai visitantes, mas também pode ter um lado negativo. Quanto mais conteúdos você produzir, mais difícil pode ser para o seu público encontrar e aproveitar melhor sua produção.
Nesse caso, criar uma landing page de conteúdo pode ajudar.
Transforme essa página em uma espécie de índice dos seus melhores conteúdos, listando-os por assunto.
Além de facilitar a leitura dos visitantes do seu site, isso também lhe ajudará a melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca, principalmente no Google.
3. Não se esqueça das páginas de confirmação
Páginas de confirmação são ótimas para agradecer aos novos inscritos, enviar produtos online ou simplesmente informar quais são os próximos passos em um determinado processo.
Para o seu público, essas páginas são vistas como o início do processo de entrega da promessa do seu produto ou serviço.
A dica é: estude atentamente essas páginas e procure todas as oportunidades de levar o visitante do seu site a outra ação. Ofereça sempre a chance de receber algo mais de você.
4. Elabore uma campanha de e-mail marketing
A verdade é que muitos dos visitantes do seu site ou blog não está preparado para fazer nada além de ler um conteúdo.
Por outro lado, uma parte desse público está avido para consumir tudo sobre o assunto que você aborda. Eles até podem não comprar nada no momento, mas estão dispostos a consumir mais informação.
O objetivo, então, deve ser se manter na memória desse grupo de pessoas.
Elabore uma campanha de e-mail a longo prazo, enviando sempre conteúdos mais personalizados e claros. Assim, caso alguém queira fazer uma compra, basta fazer um clique.
5. Promova webinários e hangouts
Conteúdos informam e atraem visitas orgânicas para o seu site ou blog, mas só são responsáveis por uma parte da interação.
Por mais que você deixe seu site e seu conteúdo com a sua personalidade, isso nem sempre é suficiente. Muitas pessoas só decidem fechar um negócio depois de ter algum tipo de contato social.
O lado bom é que existem várias ferramentas que podem lhe ajudar a se aproximar mais do público, e há diferentes maneiras de utilizá-las.
Você pode, por exemplo, fazer um webinário mensalmente ou promover hangouts no Google para fazer sessões de perguntas e respostas.
No caso dos webinários, também vale a pena fazer conteúdos divulgando antes e depois.
Recapitulando
Agora, você já sabe que é possível, sim, transformar um site ou blog em uma grande máquina de negócios, mas apenas ter a plataforma não é suficiente.
É preciso que você trabalhe as outras ferramentas em conjunto, elaborando estratégias que aumentem sua presença online de diferentes maneiras, atraindo mais visitantes para o seu site ou blog e, consequentemente, alcançando resultados maiores.
Muito bom mesmo!!!:)
Muito bom o conteúdo, parabéns Erico site ta show