Se a propaganda é a alma do negócio, o vendedor é o coração. É ele quem impulsiona os rendimentos da empresa, atrai clientes e mantém vivo os principais objetivos do negócio: vender e lucrar.
Diante desse cenário, investir no treinamento para vendedores é uma excelente forma de mantê-los engajados, motivados e capacitados. Saiba mais sobre esse tipo de ação e como ela impacta positivamente no seu negócio!
Constância
Uma pesquisa feita pelo ES Research Group aponta que até 90% dos treinamentos para vendedores perdem o efeito depois de três meses. Por isso, é preciso treinar sempre.
Implemente estudos e atualizações na cultura da sua empresa, para os seus vendedores estarem sempre prontos e capacitados. Inclusive, considerando que os consumidores estão muto mais exigentes e bem informados do que há alguns anos, acompanhar as tendências e novidades é essencial.
Conhecimento sobre o produto
Dominar o que é vendido é obrigação de qualquer vendedor. Mas, muitos treinamentos deixam esse ponto de lado, focando apenas nas técnicas de abordagem, persuasão, motivação, etc.
Um vendedor eficiente conhece bem a sua empresa e possui uma persuasão que retém e aumenta as vendas. Como? Ele integra o produto/serviço vendido à necessidade do cliente, ofertando coisas além do preço. Então, teste e avalie o conhecimento do seu vendedor sobre o que ele vende.
Educação, postura e argumentação
Básico? Sim. Porém esses fatores influenciam totalmente a venda. Educação e postura são “itens de fábrica” e que todo vendedor deve ter. Quem nunca foi mal atendido e desistiu da compra? Então, essa postura deve ser alinhada conforme a proposta da empresa.
Já a argumentação deve ser treinada, treinada e treinada. O consumidor muda e o vendedor deve evoluir também. Argumentar não é insistir, é convencer no momento certo, retendo a venda.
Aposte no treinamento para vendedores personalizado
Considerando que cada equipe possui seus pontos positivos e negativos, todo vendedor tem potencial para melhorar o seu resultado ainda mais. Identifique os pontos fortes e maximize isso no momento da motivação.
Atente-se aos pontos fracos e melhore isso no momento da educação. Isso deve ser a base do seu treinamento para vendedores, que deve estar alinhado com as expectativas da empresa.
Invista tempo em avaliação e feedbacks
Não basta avaliar o resultado macro da sua equipe de vendas. Invista tempo em avaliar individualmente seu time e faça feedbacks. Cada vendedor tem suas qualidades e defeitos, explore os pontos fortes ao máximo e saiba motivar. Afinal, vendedores felizes rendem mais.
Aposte em dinâmicas divertidas
Vender não é tarefa fácil. As metas têm, ao mesmo tempo, poderes motivadores e destrutivos, produzindo uma pressão enorme no seu profissional. Então, faça dinâmicas para divertir, isso tem o poder de unir a equipe, descontrair o ambiente e baixar a tensão, fazendo os seus profissionais venderem muito mais.
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Inovar no treinamento é sempre um diferencial para fixar as informações na sua equipe. Parabéns pelo blog.