Eu vivo dizendo que o Marketing Digital é dinâmico e evolui com uma rapidez impressionante. E se você entende a necessidade de estar sempre atento ao que acontece, provavelmente já ouviu a expressão growth hacking.
Mas se você ainda não sabe o que é o conceito e como ele pode te ajudar dentro do Marketing Digital, não se preocupe! Vou compilar aqui tudo o que é preciso saber sobre o tema.
Afinal, o que é growth hacking?
O termo, que surgiu com as startups de tecnologia, foi criado por Sean Elis e pode ser entendido como o profissional de marketing que encontra as oportunidades em tudo o que é novo, para assim criar ações específicas e que visem sempre a um crescimento mais rápido da empresa.
Para entender melhor, basta que você faça uma pequena analogia a um hacker, apesar do nome assustar e, normalmente, ser associado ao cibercriminoso, esse hacker trabalha a favor da sua empresa e consegue, ao analisar as tendências e tecnologias, encontrar pontos nos quais a retenção de usuários é maior. Por isso mesmo, seu criador costuma dizer que o growth hacking nada mais é do que um marketing voltado a experimentos.
Isso porque ao conhecer bem o cenário de marketing e suas variáveis, esse profissional é capaz de traçar caminhos que possibilitem o crescimento de seu negócio com rapidez e eficiência.
From nothing to something (do nada para algo)
O profissional da área tem como filosofia a chance de sair do nada para algo, ou seja, fazer com que sua empresa tenha de 0 acessos em um dia para 1000 em um espaço de tempo muito curto.
O mais comum é que as pequenas corporações, ou aquelas que são pouco conhecidas no mundo virtual, tenham resultados mais positivos com o growth hacking, até porque o comum é que essas táticas sejam eficazes apenas em um curto espaço de tempo e depois o crescimento passe a ser mais gradativo.
Entre as técnicas de Marketing Digital usadas por esses profissionais estão o Inbound Marketing e o SEO, mas é preciso ter em mente que essa pessoa também precisa conhecer muito bem a metodologia de experimentos, tecnologia, processos e, essencialmente, o consumidor. Caso contrário, ele não conseguirá fazer um bom trabalho.
Agora que você já sabe o que é growth hacking e como acontece seu trabalho dentro do marketing digital, fique atento às tendências do setor e mantenha o crescimento do seu negócio.
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