Não sei se você sabe o que é o certificado SSL, mas já vou logo dizendo que ele é muito importante para o site da sua empresa, principalmente para quem tem e-commerce. Nesse caso, inclusive, vejo como algo imprescindível, afinal, um dos maiores empecilhos para compra online no Brasil, ainda é a insegurança dos usuários.
Por isso, se você trabalha com e-commerce, ou se você tem um site que recolha dados cadastrais, veja a seguir tudo que você precisa saber sobre o certificado SSL.
O que é certificado SSL?
Vou começar pela parte mais básica. O certificado SSL (Secure Sockets Layer), nada mais é do que uma ferramenta de segurança que beneficia tanto o seu site, quanto os seus usuários.
Resumidamente, ele faz com que sua página se torne um ambiente seguro para se navegar e para trocar informações. Tudo isso, com uma comunicação criptografada e impedindo diversos tipos de fraudes online.
Saiba como o SSL funciona
Vamos então à parte complicada: o funcionamento! Para entendê-lo, saiba que é o cliente que solicita uma sessão segura. Feito isso, o navegador pede a confirmação do certificado e checa se ele é confiável, se está válido e se corresponde realmente ao site em questão. Caso positivo, a criptografia entra em ação.
Essa criptografia usa dois tipos de chave para dar mais segurança aos acessos, dados e informações solicitadas. Uma delas é a chave pública, que como o nome diz é conhecida por todos, e a outra é a chave privada, que apenas o destinatário conhece. E assim a segurança acontece, pois somente a chave privada consegue decifrar uma mensagem criptografada pela chave pública.
Conheça a importância do certificado SSL
Certamente a segurança na troca de dados é a maior importância do certificado SSL. Afinal, com ele você e seu cliente trocam informações através de mensagens criptografadas e, com isso, há mais confiança na hora de fazer transações. Não há jeito melhor de garantir a tão bem quista privacidade dos dados!
Aliás, qualquer um, ao entrar no seu site, consegue saber se você possui ou não certificado SSL. Basta olhar o endereço da página. Quando um SSL está instalado, o endereço sempre começa com “https://”, ao invés de “http://”. E além disso, também é exibido um cadeado de segurança.
E para finalizar, algo que eu gosto muito é que o certificado SSL consegue contribuir com um melhor rankeamento do seu site, visto que os buscadores, como o Google, por exemplo, já estão reconhecendo a importância da segurança e melhorando as posições das páginas que possuem o SSL instalado. É ou não é ótimo?
Caso tenha gostado dessa mega dica de segurança, te convido para assinar gratuitamente nossa newsletter, ao final desta página. Com ela você ficará por dentro de muitas outras sacadas para o seu negócio. Então não perca mais tempo. Assine!
Posso ter quatro cursos em um certificado só?