Tudo o Que você Precisa Saber Sobre Gestão de Custos

Veja o que é preciso para fazer uma boa gestão de custos

Tudo no seu negócio pode ser prejudicado por uma má gestão de custos. Sabe o preço dos produtos ou serviços? Eles precisam ser baseados nos gastos de produção. Sabe o seu número de vendas? Ele pode aumentar se você fizer uma precificação mais realista. E sabe o lucro que você obtém? Ele também pode ser afetado por gastos desnecessários!

Ciente da importância da gestão de custos, aprenda mais sobre o assunto com as instruções que reuni neste artigo!

Esse tipo de gestão envolve os custos fixos e variáveis

Os custos fixos são aqueles considerados mensais, como o pagamento de funcionários, fornecedores, contas de água, luz e aluguel. Já os custos variáveis são correspondentes à produção de um produto ou à prestação de serviços, que podem ser maiores ou menores, conforme a demanda.

O fato é que, para fazer uma gestão de custos eficaz, todos esses itens devem ser minuciosamente acompanhados, preferencialmente de modo separado. Assim, é possível identificar investimentos desnecessários e fazer possíveis correções.

Existem alicerces que formam uma boa gestão de custos

Para que esse tipo de controle possa refletir nos resultados da empresa, não basta fazê-lo, é preciso fazê-lo corretamente. Por isso, reuni os alicerces que considero essenciais para o desenvolvimento de uma boa gestão de custos. Veja:

1. Equilíbrio

Os gastos da empresa impactam diretamente o preço dos produtos e serviços. No entanto, não coloque o baixo custo à frente de tudo. Comprar matéria-prima mais barata, por exemplo, pode ser extremamente perigoso, já que a qualidade do que é ofertado pode cair e prejudicar não só as vendas, mas a empresa como um todo.

Portanto, saiba que a melhor gestão de custos, do meu ponto de vista, é aquela que consegue equilibra os gastos da empresa sem necessariamente prejudicar a qualidade.

2. Controle

Não tem jeito. Quando o assunto é dinheiro, seja na vida pessoal ou no empreendedorismo, o controle é a base de tudo. Com a gestão de custos não é diferente. Você precisa saber os gastos que tem mensalmente, os gastos variáveis e, inclusive, o que há no estoque, afinal, ele também é dinheiro.

Além disso, o controle que cito aqui também envolve a precificação. Esse tipo de gestão pede que o preço dos produtos e serviços sempre estejam condizentes com a realidade.

3. Análises

A gestão de custos exige levantamento de dados, controle e análise, algo que é essencial para conseguir agir e efetivamente colocar a gestão em prática. É a partir de análises financeiras que os erros são percebidos e que os gastos desnecessários são identificados, possibilitando, então, a ação.

Por isso, lembre-se de destinar um tempo exclusivamente para estudar as informações que tem no fluxo de caixa ou em qualquer outro controle financeiro da empresa.

Agora que já conhece os principais pontos da gestão de custos, te convido a fazer mais pela sua empresa e ver três ideias inovadoras para reduzir custos no seu negócio. Acesse!

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