Está familiarizado com o Princípio de Pareto? E com o Upsell? Saiba como a aplicação dessas duas técnicas podem ajudá-lo a aumentar o faturamento.
Há duas perspectivas nos negócios: ganhar dinheiro e causar impacto na vida das pessoas.
Princípio de Pareto
Segundo este famoso princípio, 80% das consequências são frutos de 20% das causas. Traduzindo para o mundo empresarial, podemos dizer que 80% de sua receita é oriunda de 20% dos seus clientes. Mas o que isso quer dizer?
Imagine o seguinte cenário: você possui um produto que vale R$ 1000,00 e conta com um quadro de 100 clientes. Você conseguiria, em vendas, um total de R$ 100.000,00, não é mesmo?
No entanto, segundo o Princípio de Pareto, 20% desses clientes possuem poder aquisitivo suficiente para representar 80% do resultado de suas vendas. Ou seja, 20% dos seus clientes poderiam lhe pagar quatro vezes mais, o que daria o total de R$ 80.000,00, que é exatamente 80% do valor total de vendas mostrado no parágrafo acima.
Deixando dinheiro na mesa
Se o potencial do cliente não está sendo aproveitado, podemos dizer que você está deixando o dinheiro na mesa. E, no exemplo acima, a pessoa acabou deixando 80 mil na mesa…
E o que é preciso ser feito para tirar esse dinheiro da mesa? Uma das respostas mais simples seria: aumente o preço dos produtos. Mas isso não é uma boa solução. Você não pode simplesmente quadruplicar o preço de seus produtos e esperar que as pessoas continuem comprando. A saída mais sábia é aumentar a sua linha de produtos e serviços, dando cada vez mais opções para seus clientes.
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Os seus produtos devem oferecer diferentes níveis de opções. Serviços de consultoria, por exemplo, costumam oferecer os planos ouro, prata e bronze, cada um voltado para um determinado tipo de cliente. Fazer esse tipo de seleção lhe ajudará a precificar os seus produtos de acordo com o valor deles para cada cliente.
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A técnica do Upsell
Imagine uma pessoa que está querendo fazer exercícios e decide se matricular em uma academia. É normal cogitar que ela também teria interesse em serviços de personal, correto? No entanto, se o personal vier como uma opção adicional ao serviços da academia, as chances são que essa pessoa não adicione estes serviços ao pacote final.
O Upsell consiste em oferecer produtos/serviços úteis ao consumidor logo APÓS o pagamento de um produto ou serviço. Seguindo essa lógica, seria mais interessante oferecer o serviço do personal logo depois que o cliente efetuasse o pagamento da academia. Vários fatores psicológicos e estão ligados ao ato da compra, e isso é o que dá força para essa estratégia. No entanto, você precisa oferecer algo que realmente tenha uma vantagem muito grande em relação à primeira.
No meio online há a opção de realizar o One Click Upsell, fazendo que a pessoa não precise passar o cartão novamente para realizar a segunda compra.
Conclusão
– Reveja sua linha de produtos e serviços. É possível que você não esteja oferecendo opções suficientes para seus clientes.
– Certifique-se de que, mesmo com mais produtos, você ainda é capaz de oferecer qualidade aos seus clientes.
Olá, gente!
Achei muito interessante esses conceitos.
Quanto ao Upsell, existe alguma regra?
Por exemplo, se o meu cliente comprasse o primeiro produto num valor “X” e o segundo produto oferecido no upsell fosse 10 vezes mais caro que esse produto X, funcionaria ou não?
Parabéns pelo site!
Desde já sou grata!
oi gente
gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. ;)
Interessante.