O vale do silício californiano você já conhece. Nós já falamos sobre as lições que podemos aprender com a região e também sobre o segredo das empresas mais inovadoras que atuam no polo tecnológico. Hoje, o assunto é o Vale do Silício Brasileiro. Conheça o Polo Digital do Nordeste!
Vale do Silício Brasileiro e o Porto Digital
Nosso polo tecnológico fica no Recife. O chamado Porto Digital fica instalado no centro histórico da cidade e é resultado de uma parceria entre o governo, universidades e a iniciativa privada. Ele abriga 250 empresas e startups ligados à área de tecnologia da informação e economia criativa, empregando mais de sete mil pessoas.
A região já é considerada um dos principais polos tecnológicos do país e é o maior do Nordeste. As empresas incubadas e aceleradas no Porto Digital são algumas das apostas mais promissoras para o mercado de TI brasileiro. Por esse motivo, a região já é reconhecida internacionalmente, abrigando uma edição exclusiva da Campus Party.
Polo de tecnologia e inovação
O Vale do Silício Brasileiro foi criado a partir de uma política pública que procurou alinhar os interesses de governo, iniciativa privada e da população. O território usado para abrigar o polo tecnológico foi completamente revitalizado, com a restauração e adaptação de prédios históricos e adequação estrutural do bairro.
Hoje, o Porto Digital possui a capacidade para abrigar empresas de todos os portes e já atraiu multinacionais da tecnologia para o seu território. Entre elas, a Oi, Accenture e IBM, além de possuir o seu próprio centro de educação superior voltado para as áreas de TI e Economia Criativa.
Apoio às empresas iniciantes
O polo tecnológico também conta com uma incubadora e aceleradora de startups, dando apoio às empresas iniciantes que desejam ampliar a sua atuação para todas as regiões do país. Também apoia aquelas que querem internacionalizar o seu negócio.
Todos os anos, a organização gestora do Porto Digital abre editais para empresas que desejam se instalar na região. Entre os principais benefícios de embarcar o seu negócio na região do Porto Digital, estão a isenção de alguns impostos, como ISS e IPTU, redução no Imposto de Renda, além da disponibilidade de usar toda a infraestrutura local e participar dos diversos programas de fomento, incubação e aceleração de negócios disponíveis para as companhias que atuam no Porto Digital.
Agora que você já sabe mais sobre o Vale do Silício Brasileiro e seu polo tecnológico, baixe o e-book: “Negócios Lucrativos” e desperte o seu lado empreendedor!
Meu Recife s2