Determinar quanto sua empresa vale e quanto de retorno de investimentos em ações ela poderá render é o objetivo do processo de valuation, termo correspondente ao significado para avaliação de empresas.
Para calcular o preço justo, existem algumas formas de avaliação. Compreenderemos a seguir a importância de estimar o valor correto, bem como as maneiras de fazê-lo.
A importância do processo de valuation
Todo negócio necessita atrair e conquistar investidores, seja para capital de risco, quando o empreendedor deseja tornar-se sócio comprando cotas de uma empresa, e principalmente na hora de vender. Sem o processo de valuation, a empresa fica impossibilitada de conhecer seu valor e perfil de negócio, barrando todos os outros processos na busca de investidores.
Ao ter conhecimento do valor do negócio no mercado, além de facilitar a gestão interna, é possível identificar melhores oportunidades, assim como deficiências, traçando um planejamento mais tranquilo para o futuro.
Além disso, sabendo o valor a ser investido, pode-se negociar a participação de sócios na empresa de maneira mais justa. É importante dizer que, a ferramenta de valuation não define um valor exato, e sim uma percepção de acordo com o mercado.
Como calcular o valuation da minha empresa?
Possuir um histórico de todo o comportamento da empresa ao longo de sua existência, torna mais fácil o processo de valuation, pois consegue-se traçar estratégias analisando todos os dados.
Por isso, se sua empresa ainda não está consolidada no mercado, a falta de números passados trará certa dificuldade para calcular seu valor.
As principais formas de de avaliar seu negócio são através destes métodos:
1. Valuation pelo método de valor patrimonial
Este método se baseia no valor do patrimônio líquido que sua empresa possui. Soma-se todos os ativos, desde os circulantes, como caixa, valores a receber etc, até os não circulantes, como imóveis, maquinário, veículos e etc. Feito isso, o próximo passo é subtrair as dívidas e demais obrigações do passivo circulante e não circulante da empresa.
2. Valuation pelo método de fluxo de caixa descontado
Conhecido como FCD, o método de fluxo de caixa descontado se baseia no risco do negócio através de outros investimentos, ou seja, é possível ter um valor da capacidade da empresa levando em consideração os investimentos feitos em seus ativos operacionais, o seu custo de capital e os riscos do empreendimento.
3. Valuation pelo método de múltiplos de mercado
Calcular o valor da empresa utilizando a metodologia de múltiplos de mercado tem como ação analisar e comparar o desempenho econômico e financeiro de outras empresas do mesmo porte e ramo de atuação no mercado.
Gostou das nossas dicas? Comente e não deixe de acompanhar a Ignição Digital!