Ao começar um negócio existem muitas dúvidas que precisam ser esclarecidas para garantir o sucesso do empreendimento. Uma das questões mais importantes que surgem é como calcular preço de serviços prestados.
Quem ainda está começando não tem muita noção de qual o valor justo, uma vez que isso varia de acordo com diversos fatores. Encontrar a precificação correta é importante para garantir que você consiga gerar lucros com a sua empresa.
Como calcular preço de serviços prestados?
Existem algumas técnicas que podem te ajudar a fazer a precificação com mais facilidade. Se você está começando e ainda não sabe como fazê-lo, dê uma olhada nas dicas da Ignição Digital!
1 – Faça uma pesquisa de mercado
Uma ótima maneira de entender como calcular preço de serviços prestados é analisando quanto os seu concorrentes cobram.
É importante que esta avaliação não leve em conta apenas o valor, mas também o que é oferecido. Alguns deles podem cobrar pouco, mas a qualidade do trabalho é inferior à sua. Já outros, o contrário: valores elevados, porém com atributos superiores.
A partir dessa pesquisa você saberá dizer qual a faixa aproximada que você pode pedir pelos seus serviços. Tente mostrar ao cliente que esse preço está atrelado ao valor do que você faz.
2 – Escolha o modo de avaliação
Você precisa entender por qual unidade de medida você está cobrando o seu trabalho. É possível, por exemplo, pensar em um valor baseado na carga horária que você irá precisar para finalizar o serviço.
Porém, esta não é a única maneira. Com alguns tipos de produto, o melhor é calcular o preço com base na quantidade de serviço. Assim, você precisa escolher qual deles renderá um melhor benefício para você.
3 – Defina as condições
Outros fatores importantes são as condições nas quais serão feitos os serviços. Uma delas é o prazo que você terá para finalizar. Quanto menor for o tempo, maior poderá ser o valor.
Além disso, há que se pensar nos custo adicionais. Para fazer o seu serviço você irá precisar se deslocar? Comprar algum equipamento? Pagar alguma taxa? Tudo isso deve ser levado em conta e adicionado ao cálculo.
4 – Seja flexível
Esteja preparado para negociações. É bem provável que o seu cliente irá pedir algum tipo de desconto, ou irá questionar o valor proposto.
Antes de revelar o seu preço, monte um orçamento flexível. Com isso, você conseguirá saber qual é a sua margem de valor mínimo e valor máximo. O ideal é que o valor repassado ao cliente esteja mais próximo do máximo, para que haja uma possibilidade de negociação.
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