Saber sobre a existência de um nome e logotipo é uma dúvida bastante comum de quem está no processo de abertura de empresa e deseja fazer o registro. Pensando em como ajudar você nesse início de trajetória empresarial, vou explicar como saber se uma marca já existe. Fica de olho nas dicas!
Antecipe-se e confira como saber se uma marca já existe
Muitos deixam para pesquisar depois de já terem escolhido um nome e até criado um logotipo com o conceito da marca. É importante se antecipar e pesquisar no lugar certo para evitar retrabalho e tempo perdido. Veja como!
Pesquise no INPI antes de criar a empresa
Agora que você já sabe que a pesquisa tem que fazer parte das primeiras etapas de criação da sua empresa, procure pelo nome desejado no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). No site do INPI você encontra uma base disponível para a consulta gratuita. Lá você poderá pesquisar por nomes, prefixos e outras maneiras de combinação.
Tenha atenção também para pesquisar pelo desenho da marca, ou seja, o logotipo que representa a empresa. Assim, garantirá maior segurança para iniciar seu negócio da forma certa.
Se você ainda se pergunta por que deve registrar sua marca, lembre-se da importância de se proteger contra plágios e de garantir exclusividade.
Fique de olho dos domínios digitais
É comum que ao pensar em um novo modelo de negócio, você já procure nas redes sociais a existência de possíveis concorrentes e descarte alguns nomes. No entanto, apesar de não ser indicado começar por essa etapa, ela também é essencial.
Com o nome certo e marca disponível para registro, procure também se o domínio para site está livre. Busque nas redes sociais o nome de usuário para garantir antes que alguém chegue antes do que você no Instagram, Facebook, Twitter e outros canais.
Para ter sucesso na sua empresa, é importante ter não somente um nome criativo ou que represente bem a essência do seu negócio. Desenvolva uma persona e planejamento para ter atenção com tudo o que envolva o contato da sua marca como o público, facilitando a memorização.
Agora que você já entende sobre como saber se uma marca já existe, antecipe-se! Comece a se planejar para fazer sua ideia de negócio virar realidade e gerar lucros! O que achou das dicas?