Quando se trata de vendas, uma das primeiras coisas que se aprende é que, se a pessoa não está realmente interessada no seu serviço ou produto, não vale a pena falar com ela.
O que as pessoas geralmente esquecem é que há algo mais importante do que fazer alguém querer comprar o seu produto: garantir que ele ficará feliz com a compra muito tempo depois da aquisição.
Isso provavelmente vai lhe surpreender, mas o fato de você poder sutilmente convencer alguém a comprar algo não significa que você deve sempre fazer isso.
Então, o que é melhor: vender mais ou construir confiança?
Será que o seu produto é uma boa opção?
Se você trabalha com marketing de conteúdo e ten metas de vendas de curto prazo, provavelmente já perdeu de vista o seu objetivo a longo prazo.
Independentemente do quanto o seu lançamento seja empolgante, o que realmente vai lhe ajudar a construir confiança e autoridade – e garantir a saúde do seu rendimento e do seu negócio – é desenvolver confiança com os leitores.
E qual é uma das maneiras mais fáceis de perder a confiança de alguém? Vendendo algo que não é uma boa opção para ele.
Mas como definir o que é uma boa opção?
Quando você lê sobre técnicas de persuasão e aplica-as no seu conteúdo, o seu produto ou serviço pode ser capaz até mesmo de se vender sozinho.
Ainda assim, é bem provável que você receba e-mails ou comentários no seu blog de pessoas se perguntando se o seu produto realmente é adequado para elas.
A boa notícia é que existem algumas maneiras de descobrir se você teve insistir na venda ou desistir.
Eles têm o problema que você está tentando resolver?
Muito antes de começar a falar dos atributos e benefícios do seu produto, você com certeza tem em mente um problema específico quando planeja sua venda.
O primeiro passo para determinar se o produto é adequado para uma pessoa é verificar se ela tem o mesmo problema que você está tentando resolver.
Um produto ou serviço realmente bom é altamente especializado. Você não deve nunca tentar ser tudo para todas as pessoas – ou pior ainda, fingir que é apenas para conseguir uma venda. O melhor a fazer é ser honesto com o público a respeito da adequação do produto às suas necessidades.
Sua solução irá ajudá-los com os objetivos a longo prazo deles?
Muitas vezes, o que nós achamos que o público quer não é o que ele precisa. Por mais tentador que seja oferecer ajuda, recusar a venda e explicar o motivo ajuda a construir lealdade. Por outro lado, insistir na venda pode gerar frustração e até mesmo prejudicar sua reputação.
Confira também 10 tipos de conteúdo que atraem visitantes e geram conversões
A forma como você entrega o produto é agradável para o público?
O psiquiatra Carl Jung costumava dizer que, quando duas pessoas se encontram, é como o contato de duas substâncias químicas: se houver alguma reação, os dois se transformam. E essa transformação pode ser encantadora ou extremamente volátil.
Os profissionais mais inteligentes deixam bem claro para o público para quem o produto é indicado e para quem não é. Por exemplo: um curso online focado em iniciantes deixará os mais avançados entediados. Já um programa altamente especializado pode sobrecarregar os iniciantes.
Se o seu curso tem pouca interação, ele pode desencorajar alguém que precisa de muita ajuda. Já uma pessoa acostumada a trabalhar sozinha pode não ver muito sentido em participar de um fórum online.
Uma boa dica é deixar que o próprio público decida por conta própria, divulgando informações detalhadas sobre o que você está oferecendo.
Foque no longo prazo
Recusar uma venda pode ser doloroso, mas é a melhor estratégia para construir lealdade a longo prazo.
Ser honesto sobre se o seu produto é adequado ou não para alguém tem muitas vantagens. Uma delas é evitar que você tenha clientes insatisfeitos, que divulgam sua insatisfação e pedem o dinheiro de volta.
Em vez deles, você conseguirá construir a confiança e lealdade necessárias para cultivar clientes a longo prazo.
Recapitulando
Você aprendeu:
Nem sempre vender é o mais importante
Você precisa construir confiança e lealdade a longo prazo
Venda o produto apenas se for adequado para a pessoa
Entregue o produto da maneira certa
E você? Já sacrificou vendas para ter confiança e clientes leais? Deixe um comentário e conte como foi a sua experiência!
Cara seu Trabalho e show de bola,você escreve conteúdos estratégicos,eu aprendo muito com você
Muito interessante esta abordagem deste artigo. Neste momento de crise que o nossa pais está passando precisamos ser criativos.
Realmente a necessidade da mão de obra no Advertising and marketing Digital aumenta a cada dia
e número de pessoas capacitadas é muito baixo.
Sempre fui muito criterioso e honesto com meus clientes e já deixei de vender um produto, por não ter certeza de uma entrega correta, dentro das expectativas que o cliente depositava em minhas alegações.
Mas também, o tempo mudou e os clientes também. Hoje o principio de levar vantagem se generalizou e empresas querem passar a perna em vendedores e clientes querem fazer leilões com preço, mesmo depois de você desenvolver todo projeto para benefico dele especificamente. Infelizmente o mundo mudou!!
Mas continuo no preincipio moral de fazer a coisa certa para reclamar quando necessário.
Moreira
eu durmo e acordo vendo este site… não sei mais se nem durmo rsrsr. Estou prestes a mergulhar nesse mundo.
Realmente a afobação por conseguir vendas a qualquer custo pode “custar” muito a longo prazo.
O mercado esta cada vez melhor… Prefiro construir uma confiança e vender mais de uma VEZ… Excelente Artigo….
Excelente artigo, como é habitual em você Natanael!
Adorei mesmo, por isso estou comentando: o seu trabalho é deveras interessantes e sigo sempre com atenção o que você diz. E este artigo é muito valioso para entender a ‘química’ das coisas.
Abraço,
Gonçalo Sousa
E na maioria das vezes o vendedor iniciante fica nervoso, achando que o cliente é maluco por não aceitar a proposta e etc rs.rs. Já fiquei assim, puto da vida! Rs.rs… Hoje com o aperfeiçoamento e buscando cada dia mais o conhecimento e entendimento sobre nós seres humanos entendo que o sucesso das empresas e pessoas bem sucedidas não vem de vendas de produtos e sim de boas relações com pessoas.
o melhor é vender e construir confiança ao mesmo tempo
Muito Bom. Estou Aprendendo Muito. Parabéns!.
Muito Bom. Estou Aprendendo Muito. Parabéns!
Focar a longo prazo é fundamental. Abraço.
Acho que a grande questão é criar uma conexão com seus clientes.
be free!
Perfeito Natanael!
Seu conteúdo é realmente show de bola! A cada visita que faço aprendo estratégias novas.
Grande abraço!