O conceito de empreendedorismo já é conhecido, mas você já ouviu falar em intraempreendedorismo?
Ambos os conceitos são relacionados a comportamentos que podem ser desenvolvidos por qualquer pessoa. Enquanto o empreendedorismo diz respeito a atitudes auto motivadas, dinamismo e iniciativa para se aventurar em caminhos novos e assuntos que você não conhece, o intraempreendedorismo diz respeito a pessoas que trabalham dentro de uma empresa e traz características empreendedoras para este ambiente, observando as oportunidades de inovação dentro do fluxo de trabalho.
As principais diferenças entre empreendedores e intraempreendedores
Empreendedores não têm medo de trilhar novos caminhos e encontrar soluções a partir de quase nada. São altamente motivados e possuem uma grande energia e resiliência para lidar com os desafios típicos de situações incertas.
Uma definição geral do empreendedorismo também diz que ele é um comportamento voltado para o desenvolvimento de novos negócios, por isso muitas vezes, o empreendedor sonha em ter a sua própria empresa, pois a liberdade para inovar é mais importante do que a estabilidade de um emprego formal.
Já os intraempreendedores são criativos, apaixonados por novidades e muito proativos, mas não necessariamente têm o ideal de criar o seu próprio negócio, por isso é importante criar um ambiente propício para que estes profissionais se desenvolvam.
Empresas intraempreendedoras dão espaço às novidades e encorajam a equipe a sugerir novas ideias. Elas também desenvolvem uma dinâmica que estimula soluções interdisciplinares e a interação entre as diferentes equipes em busca de um mesmo objetivo.
[E-BOOK] 10 HÁBITOS DO EMPREENDEDOR DE SUCESSO
Veja quais são os hábitos que te ajudam a otimizar seu tempo e permitem que você faça coisas extraordinárias todos os dias.
Insira seu email e receba o ebook:
Como o intraempreendedorismo pode ajudar a sua empresa
Criar um ambiente que estimule o intraempreendedorismo pode gerar grandes resultados para a sua empresa. Ao estimular a atitude empreendedora em funcionários de todas as hierarquias, você terá acesso a soluções inusitadas para os problemas, muita criatividade e proatividade dos seus funcionários.
O intraempreendedorismo é indispensável para os negócios digitais, pois garantem a alta performance da empresa e consequentemente aumentam a sua competitividade no mercado. Ele também é decisivo para empresas já estabelecidas, que muitas vezes, ao alcançar um determinado patamar, perdem o potencial empreendedor do início e precisam ter a sua cultura reinventada para continuar inovando.
Funcionários intraempreendedores são capazes de inovar os processos internos, desenvolver novas técnicas de trabalho e encontrar novos mercados e soluções para a empresa, aumentando a sua rentabilidade e chances de sucesso.
Como fomentar um ambiente intraempreendedor dentro da sua empresa
Flexibilidade e visão de futuro são aspectos essenciais para criar um ambiente fértil para o intraempreendedorismo na sua empresa.
Todos os níveis hierárquicos devem estar envolvidos com este processo, diretores, gerentes, coordenadores e funcionários precisam estar abertos e envolvidos com esta atitude. Também é muito importante que os níveis hierárquicos mais altos estejam abertos para as sugestões dos funcionários e tenham flexibilidade para reordenar equipes, projetos e tecnologias conforme as inovações venham surgindo.
Nossa, que show de bola ficou. Muito obrigado por compartilhar
O intraempreendedor, é uma ferramenta chave para um grande negócio já criado, pois ele fomenta o negócio , buscando cada veis mais melhora para a expansão em grande escala, ele consegue identificar novas inovações para o melhoramento daquilo que já foi criado, além disso, ele consegue identificar possíveis ameaças que podem prejudicar o crescimento do negócio, como: concorrência, novos produtos na praça que podem ser nocivo para o sucesso e maturidade do nicho na qual a empresa comercializa.