O marketing de afiliação é uma das formas mais vantajosas de divulgar produtos e serviços na internet. Através dele, comerciantes e produtores de conteúdo podem firmar parcerias e trabalhar juntos para anunciar e vender produtos online.
A parceria entre os comerciantes e os produtores de conteúdo se dá através de uma política de anúncios e comissões, onde os produtores recebem uma porcentagem sobre o valor das vendas, da quantidade de leads gerados ou até mesmo pelos cliques redirecionados para o site anunciante.
Quais são as principais vantagens em incluir o marketing de afiliação na sua estratégia
O marketing de afiliação é uma boa alternativa tanto para as empresas que criam campanhas e anunciam em canais como sites independentes e blogs, como para os produtores de conteúdo que trazem estes anúncios para seus veículos.
Uma das principais vantagens para o empreendedor digital que cria uma campanha de afiliação é o baixo custo inicial dos anúncios, já que a remuneração dos afiliados é feita por comissões que podem variar de alguns centavos por clique ou porcentagens sobre as vendas realizadas.
Já para os afiliados, a solução é interessante pois conseguem facilitar a monetização do seu site, eliminando a necessidade de criar seus próprios produtos para transformar o seu conteúdo em uma fonte de renda.
Como você poderá remunerar os produtores de conteúdo que participam da sua estratégia de marketing de afiliação
Existem três formas principais de remuneração dos afiliados, para escolher a melhor para o seu negócio é interessante observar quais são os seus objetivos em relação a esta forma de anúncio. São elas:
Pay per click
O pagamento acontece por cada clique no seu anúncio. Toda vez que um potencial cliente deixa o site do afiliado através do link usado no anúncio, o anunciante paga um valor ao afiliado.
Pay per lead
Nesta modalidade de pagamento, o afiliado só recebe alguma remuneração se os seus leitores se cadastrarem na base de dados do anunciante. A comissão, nesse caso, é um pouco maior.
Pay per sale
As comissões definidas nesta modalidade de pagamento são concedidas sobre as vendas realizadas através dos anúncios publicados nos sites afiliados. Este valor é o maior de todos e pode variar em porcentagens entre 4% e 80%, dependendo do combinado entre anunciante e afiliado.
Principais cuidados ao usar um programa de afiliados
Embora seja muito rentável, esta modalidade de marketing não está isenta de riscos. O empreendedor que quiser adotar uma estratégia de marketing de afiliação deve ter cuidado ao escolher os seus afiliados, priorizando aqueles que publiquem artigos sobre assuntos relacionados aos seus negócios e que realmente sejam qualificados.
Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado ;)
Olá, gostei do artigo e estou aguardando mais.
Para mim que estou começando agora são dicas muito importante. Parabéns!