O adjetivo é forte e muitas vezes usado para denegrir o trabalho ou a imagem de alguém. No entanto, o significado de medíocre vai muito além e pode até mesmo surpreender você. Dúvida? Neste artigo eu te conto!
O significado de medíocre: etimologia
Muita gente usa a palavra medíocre sem entender o seu verdadeiro significado. Muitos acham que algo medíocre não presta para nada, não possui nenhuma habilidade e/ou utilidade, além de ser extremamente prejudicial para todos. Esse é um pensamento totalmente equivocado. O problema é simples, sempre usamos a palavra de maneira equivocada!
Medíocre vem do latim mediocris, medio / cris, médio! Eestá inserido entre o bom e o mau, o gigante e o minúsculo, a qualidade e a falta dela, a criatividade e a cópia.
A palavra pode ser classificada como um adjetivo e substantivo de dois gêneros, que pode ser usado para pessoas, situações, objetos, etc. Resumindo, medíocre são coisas que não agregam muito valor, mas não prejudicam o mesmo.
Entenda o risco de ser um profissional medíocre
Jonathan Swift, médico irlandês, escritor e amante das aventuras, autor do livro As Viagens de Gulliver, exemplifica muito bem o papel negativo do medíocre no ambiente profissional.
“Quando surge um verdadeiro gênio no mundo, podemos reconhecê-lo pelo seguinte sinal: todos os medíocres conspiram contra ele”.
O fato é que nem todos os seus colaboradores ou colegas de trabalho serão gênios o tempo inteiro. Podem haver momentos ruins ou de criatividade extrema, mas isso não significa que todos eles serão bons o suficiente para ficarem acima da média.
Profissionais na média ou um pouco acima dela são toleráveis, desde que existam programas de melhoria contínua, além de treinamentos e desenvolvimentos para sua evolução. O que não pode acontecer é a tolerância do profissional que é estagnado na média, tornando-se medíocre.
A estagnação leva ao saturamento, que por sua vez faz o rendimento do profissional cair, o que é prejudicial tanto para o profissional quanto para a empresa em que atua.
Os medíocres não se importam com os resultados do seu negócio, pois estão conformados com a situação atual. E aí mora o perigo, eles podem contagiar os seus gênios, conspirando através de sabotagens, críticas destrutivas, desmotivações, etc.
Então, como evoluir de medíocre para acima da média?
O problema pode ser com você, um colega ou colaborador, não importa, existem diversas técnicas de elevar o rendimento de um profissional. Conheça duas delas:
Coaching: esse processo pode identificar o foco da mediocridade, combatendo os sintomas, engajando e motivando o profissional em busca de melhores rendimentos.
Investimento em evolução: cursos, treinamentos, palestras ou workshops. Assim, você demonstra como é possível ser acima da média, fornecendo ferramentas para isso.
Resumindo, medíocre não tem um significado tão ruim, mas pode ser o caminho para um profissional prejudicial para o seu negócio. Fique atento aos sintomas e combata todos eles!
Agora que você já sabe o significado de medíocre, que tal ler um conteúdo que pode te ajudar evoluir como profissional? Se a resposta for sim, baixe o ebook: 10 hábitos do empreendedor de sucesso.
Muito bom, precisamos nos qualificar, correr atrás dos nossos objetivos, para não sermos medíocres para nós mesmos, essa é a real evolução.