Você sabe o que é métrica? Caso tenha respondido não, é importante ir atrás dessa informação, pois está diretamente relacionada com os resultados da empresa!
Neste artigo, você vai ver:
• o que é métrica?;
• para que servem a métricas?;
• quais são os exemplos de métricas de marketing digital?
O que é métrica?
Em muitos dicionários, a métrica é ligada à metrificação e é identificada como um conjunto de regras para a medição de versos.
No entanto, no âmbito empresarial, essa palavra significa o resultado de esforços em números, principalmente daqueles que são relacionados ao marketing.
Outro ponto interessante é que, além dos resultados, a métrica também quantifica comportamentos e tendências, algo importantíssimo para a tomada de decisões certeiras.
Por isso, entender o que é métrica e como obter essa informação é tão importante para os negócios.
Para que servem as métricas?
Ter os resultados do trabalho de marketing em mãos, decididamente, é importante. Mas, o mais interessante da métrica é a análise aprofundada que as empresas podem fazer com elas.
Utilizando as medições certas, é possível controlar melhor os investimentos, aplicando dinheiro em ações que dão mais resultados e investigando o que é necessário para aumentar os retornos. Ou seja: uma boa análise das métricas permite um posicionamento mais estratégico e até econômico.
Além disso, as métricas proporcionam maior segurança para a empresa, que passa a identificar melhor os seus erros operacionais, passa a tomar decisões mais assertivas e também consegue ter uma visão mais ampla da sua posição no mercado e do que ainda precisa ser feito.
Quais são os exemplos de métricas de marketing digital?
Veja algumas das principais medições feitas no marketing digital e entenda melhor o que é métrica:
- • retorno sobre investimento;
- • visitas no site;
- • visitas únicas no site;
- • taxa de rejeição.
Conclusão
Agora que já sabe o que é métrica, saiba também que elas precisam ser estudadas. Isto é, antes de providenciá-las, você deve saber o que deseja medir e o porquê, assim, poderá acompanhar exatamente os números que mais são interessantes para o seu negócio.
Também é importante se atentar às limitações de cada métrica. Às vezes, para fazer análises eficientes, é preciso conciliar mais de um medidor, acompanhando todos eles de perto por meio das ferramentas certas, como o Google Analytics — referência no assunto.
Ciente do que é métrica, continue se informando sobre o assunto: confira as melhores métricas de vendas para o seu negócio!