PageRank (PR) é uma métrica utilizada pelo Google para classificar a relevância de determinado site ou página da web. Essa ferramenta foi desenvolvida em 1995, na Universidade de Stanford, por Larry Page, um dos criadores do Google. Você deve estar se perguntando: em que ponto isso afeta o seu negócio e o que pode fazer para utilizá-lo a seu favor, certo?
Vamos lá. O PageRank avalia a relevância de uma página em escala de 0 a 10 e a divulga para o público por meio da Toolbar do próprio Google. Com base em que isso é calculado, Erico? Atualmente, a ferramenta considera principalmente a quantidade, qualidade e contexto de links que a página recebe. Nesse sentido, esse conceito torna-se essencial para prática do marketing de conteúdo.
PageRank e o marketing de conteúdo do seu negócio
O que o PageRank tem a nos mostrar em relação ao marketing de conteúdo é que se você não prezar pela qualidade dos seus conteúdos, obviamente não receberá links de páginas consideradas autoridades no segmento pelo Google e não usufruirá de relevância. Claro que a importância desses fatores não deixa de lado a questão da quantidade de postagem, visto que você precisará garantir a competitividade com outros concorrentes. Mas o que vale aqui são várias informações sim, porém, todas pertinentes ao seu público-alvo.
Para ilustrar o quanto esses fatores são importantes para sua página, darei um exemplo. Vamos pensar em uma concessionária de automóveis que resolve nutrir um blog corporativo com conteúdos diversos sobre esse tema. As informações divulgadas são tão excelentes e quentes que jornais, revistas e outros sites do mesmo segmento que usufruem de relevância alta (maior PageRank) começam a apontar sua página, ou seja, a linká-la. O que acontecerá? Muito provavelmente, seu site subirá no ranking da ferramenta do Google.
Aqui, a relação semântica, ou seja, a associação dos conteúdos é extremamente importante. Quanto maior for a autoridade da página que apontar seu site no segmento em você atua, mais chances terá de aumentar sua classificação na escala do PageRank. No entanto, é importante abrir aqui um parêntese. Poderá acontecer desse site linkar também seus concorrentes. Nesse caso, cada um ganhará uma porção igual de PageRank, o que poderá acabar não sendo tão útil para você.
Como usar o PageRank?
O PageRank não deve ser utilizado como métrica para seu site por três motivos: 1) o Google o atualiza somente de tempos em tempos (geralmente a cada três meses); 2) ele não informa exatamente o posicionamento que você pode atingir. Ou seja, sites avaliados em escala menor pela ferramenta podem ter um bom ranqueamento; e, por fim, 3) a classificação é arredondada para números inteiros, o que diminui a margem de comparação.
Apesar de você não precisar se preocupar com o PageRank como métrica, como disse, ele é importante para melhorar o seu marketing de conteúdo. Além disso, também é possível retirar algumas informações relevantes como: quantidade de visitas orgânicas, conversões e pessoas que estão preenchendo metas de conversão, taxa de CTR baseada no Google Webmaster Tools, categorias que atraem mais visitas/leads e sites que linkaram sua página.
Espero que este conteúdo tenha o ajudado a compreender o que é PageRank. Quer saber mais sobre conceitos do marketing digital e alavancar o seu negócio? Continue navegando no blog e obtenha outras sacadas gratuitas.