Se você quer impulsionar seus negócios, mas está em dúvida sobre qual é o melhor caminho, saiba que, além de buscar novos clientes, é preciso fidelizar os que já têm. Por isso, a estratégia de WhatsApp de relacionamento pode ser eficaz neste processo.
Hoje vou passar verdadeiras pérolas de como estar mais próximo do seu consumidor, sem parecer invasivo. Veja a seguir!
Por que utilizar a tática de WhatsApp de relacionamento com clientes?
Muitas pessoas estão conectadas à internet diariamente e, melhor ainda, estão quase sempre com seus dispositivos móveis em mãos. Ou seja, esta é a oportunidade perfeita de você fazer com que sua marca esteja próxima a elas por meio de mensagens instantâneas no aplicativo do segmento mais utilizado atualmente.
Boas práticas para sua estratégia ser eficaz
Por mais que seja uma excelente chance de reforçar o nome da sua empresa e de torná-la “top of mind”, preciso dizer que você não pode usar a tática do WhatsApp de relacionamento de qualquer jeito. É necessário ter muito cuidado e seguir boas práticas à risca para não provocar o sentimento contrário ao que você deseja, a rejeição do público.
Listei abaixo algumas dicas, veja:
Tenha uma lista própria de contatos
Pode ser tentador comprar leads, mas lembre-se de que os melhores contatos são aqueles que você conseguiu por conta própria. Imagine receber uma ligação ou mensagem de uma empresa da qual você nunca ouviu falar ou, mesmo que tenha ouvido, em nenhum momento passou o seu número para receber esse tipo de conteúdo. É uma situação incômoda, não é mesmo?
Por isso, o correto a se fazer — tanto em termos éticos, quanto em efetividade — é enviar mensagens apenas para quem você tem os dados que foram cedidos voluntariamente por cada pessoa.
Caso não tenha uma lista, trabalhe seu marketing digital, crie campanhas on-line e crie o cadastro para seus clientes frequentes. Assim, terá seu próprio mailing.
Não seja invasivo
O WhatsApp é um aplicativo muito utilizado para conectar amigos, familiares, colegas de trabalho, entre outras pessoas que se relacionam constantemente. Em matéria de relacionamento com marcas, é preciso ter muito cuidado.
Crie um calendário próprio de quando fará contatos e saiba exatamente o que será enviado. Evite enviar muitas mensagens e acabar sendo invasivo para seu público. Esse tipo de atitude pode gerar aversão e muitos poderão até bloquear o seu número.
Invista na personalização
Invista na personalização do seu conteúdo. Envie promoções e dicas de produtos que possam ser do interesse daquela pessoa. Mensagens em massa costumam não ser tão efetivas, pois não contam com a personalização que as pessoas esperam.
Verifique os últimos produtos comprados e separe por listas os que têm gostos em comum. Assim, terá praticidade, mesmo com uma mensagem um pouco mais direcionada.
Tenha um número próprio para a empresa
Parece mais prático falar com os consumidores do seu número pessoal, mas é preciso ter um número próprio da sua empresa. Isso passará mais credibilidade e evitará possíveis problemas para sua estratégia.
Fale apenas em horário comercial
Não esqueça que o WhatsApp de relacionamento é um método de trabalho. Fale apenas em horário comercial, demonstrando profissionalismo e tornando o processo muito mais organizado.
Gostou das dicas? Se quiser saber mais sobre os grupos de vendas, continue acompanhando o blog Ignição Digital!