7 Dicas de Gestão Financeira

Gestão e Produtividade

7 Dicas de Gestão Financeira

Erico Rocha
Escrito por Erico Rocha

Muitos empreendedores enfrentam desafios com burocracias e tributos que podem comprometer a saúde financeira das organizações. Pensando nisso, preparei sete dicas de gestão financeira para você que deseja se preparar para alavancar resultados ainda neste ano.

Confira as dicas e saiba como fazer a diferença em um cenário tão competitivo que vivemos hoje.

Dicas de Gestão Financeira

1 – Analise para planejar

Planejamento serve para tudo na vida. Mas antes de planejar, é preciso analisar o cenário do mercado e o da empresa. Assim, os próximos passos serão dados de forma mais responsável e assertiva.

2- Monitore os gastos

Faça um controle mensal. Organize seu fluxo de caixa, prejuízos, ganhos, investimentos e toda a utilização do capital da empresa.  Uma boa gestão de custos é fundamental para o crescimento.

3 – Defina prioridades

Para agilizar o dia a dia, eu não poderia deixar de falar sobre prioridades nas minhas dicas de gestão financeira!

Priorizar atividades de trabalho, poupa tempo e dinheiro. Dar prioridade a alguns investimentos e gastos otimiza o fluxo de caixa e preserva a saúde financeira da organização.

4 – Conheça ferramentas de finanças

Torne seu trabalho mais ágil e mais eficaz com a utilização de ferramentas de finanças!

Então você pergunta: “Mas, Erico, essas ferramentas substituem um gestor?”.

Não, mas as ferramentas facilitam todo o processo e dão mais autonomia para que o profissional possa gerir melhor o tempo, suas atividades e alinhar planejamentos.

5 – Separe suas finanças pessoais das empresariais

Organização é um dos pilares da boa gestão financeira. Se você mistura vida pessoal com trabalho, precisa corrigir isso enquanto é tempo!

Garanto que você não quer levar a empresa à falência e seu bolso também. Por isso, não misture suas finanças pessoais com as do trabalho.

6 – Busque parceiros

Para evitar gastos que poderiam ser desnecessários, você pode começar a trabalhar com a política de parcerias. Alguns investimentos podem ser poupados quando você negocia com fornecedores e combina benefícios para ambas as partes.

7 – Invista em capacitação

Um gestor financeiro precisa ser capacitado e estar em constante atualização. Mais do que isso, ele precisa estimular os colaboradores da empresa também. Afinal, quando a equipe é capacitada e possui mais habilidades, desempenha um bom trabalho técnico.

Além disso, o grupo se mantém de olho nas tendências sobre como agilizar processos. Portanto, lembre-se: investir em capacitação é otimizar custos lá na frente!

O que achou das dicas? Comece a aplicá-las e depois conta como foram os resultados!

Artigos Relacionados

como gerir meu tempo e melhorar a minha produtividade?

5 Formas De Melhorar A Gestão Do Tempo E Produtividade Na Sua Empresa

A gestão do tempo e produtividade são conceitos muito presentes na nossa vida. Entender a sua importância e mudar alguns...

Confira 3 Modelos de Descrição de Cargo e Elabore o Seu

Confira 3 Modelos de Descrição de Cargo e Elabore o Seu

A descrição de cargo foi feita para formalizar todas as funções exercidas em um cargo dentro de uma empresa. Seguir...

o-que-e-sped-receita-federal

O Que Todo Empreendedor Precisa Saber Sobre o SPED da Receita Federal

Realizar atividades fiscais padronizadas, sem erros e de forma otimizada é um desafio da maioria das empresas. O SPED...