O planejamento estratégico de empresas é a melhor forma de atingir as metas desejadas sem se perder nos prazos e organização. Por isso, vamos entender mais sobre as oito etapas fundamentais do planejamento estratégico.
Quem é a sua empresa e para que ela está no mercado? Qual a sua missão no setor? Definir esse fator é o primeiro passo entre as etapas do planejamento estratégico.
Essa é a idealização da empresa, os objetivos de longo prazo. O que o seu negócio pretendo e onde quer chegar.
Os ideais e cultura defendida dentro da empresa. Aqui deve-se listar no que vocês acreditam. Afinal, é importante que o corpo de funcionários esteja alinhado com seus valores. Sendo uma grande etapas do planejamento estratégico.
É durante essa análise que se definem os pontos fracos e fortes de uma empresa. Nela estão presentes tópicos como oportunidades e ameaças. Também podemos encontrar no Brasil, esse método sendo chamado pela sigla FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças).
Deve-se observar as vantagens que a sua empresa possui em relação aos concorrentes. Também questionar se sua mão-de-obra é bem capacitada, quais os pontos positivos na concorrência. A imagem da empresa, o relacionamento entre funcionários e o engajamento em comum.
Nesta etapa são definidos as ações para alcançar as metas, que as empresas irão tomar. São traçadas diretrizes estratégicas, ou seja, formas possíveis e tangíveis com a realidade econômica e administrativa do negócio, de se atingir o resultado desejado.
Essas são as chamadas metas. Aqui definem-se os objetivos de curto, médio e longo prazo para o negócio. Engloba-se todas as áreas, seja o relacionamento interno, a cultura da empresa ou as vendas e faturamento. Todos os setores devem possuir objetivos isolados e em comum.
Os indicadores estratégicos são as problematizações. Ou seja, os pontos que necessitam de melhora e devem ser definidos com ajuda de toda a equipe. Afinal, para que um planejamento estratégico faça-se completo, todos devem estar presentes.
Ao final das etapas do planejamento estratégico, estará mais fácil entender como atuar em prol da melhora e otimização do seu negócio. Aposte em ações práticas e concretas. Ideias muito subjetivas podem atrapalhar a execução das etapas do seu planejamento estratégico.
Ficou com alguma dúvida sobre as etapas do planejamento estratégico empresarial? Deixe aqui nos comentários e continue acompanhando o blog Ignição Digital para mais dicas matadoras para seus negócios!
A gestão do tempo e produtividade são conceitos muito presentes na nossa vida. Entender a sua importância e mudar alguns...
A descrição de cargo foi feita para formalizar todas as funções exercidas em um cargo dentro de uma empresa. Seguir...
Realizar atividades fiscais padronizadas, sem erros e de forma otimizada é um desafio da maioria das empresas. O SPED...