Todo gestor e administrador passa por diversos desafios e um deles é como fazer cobrança de clientes inadimplentes. Afinal, isso pode gerar alguns transtornos ao negócio, afetando o planejamento financeiro como um todo. No entanto, não é uma tarefa das mais agradáveis. Veja a seguir como realizar essa cobrança da melhor forma possível.
Como mencionamos no início, a inadimplência de clientes pode acarretar em eventuais punições e processos jurídicos. Por isso, é importante saber como fazer cobrança de clientes de forma amigável, tanto para obter sucesso no recebimento da dívida, quanto para não perder o mesmo.
Lembre-se que todos os setores de negócios estão suscetíveis à esse fato, além do que, quanto mais cresce a empresa, mais vezes terá de lidar com esses entrave, o que se faz necessário a criação de processos padrões para realizar a cobrança em si. Além disso, não existe só o lado ruim da questão, pois um bom atendimento pode até ser um fator diferencial para o cliente.
No processo de como fazer cobrança do seu cliente inadimplente é importantíssimo que a relação empresa/cliente já esteja sendo construída antes do atraso no pagamento.
Tente manter sempre um diálogo objetivo e sincero com o mesmo, dessa forma, conseguirá entender suas razões e encontrar uma forma de quitação em conjunto, sem que esta atrapalhe o orçamento de ambos.
Muitos clientes não cumprem com os prazos devidos de pagamento porque as condições ofertadas não estão de acordo com seu planejamento. Por isso, é fundamental possuir alternativas diversas para saldar a dívida em questão, como parcelamentos, descontos e outras soluções possíveis pela empresa.
Estando preparado com as opções de pagamento, o contato inicial deve evitar qualquer tipo de constrangimento ao cliente. Vale ressaltar que não é porque ele contraiu esta dívida, que o mesmo é uma pessoa desonesta e age de má fé, salvo as devidas exceções
Uma dica é abordá-lo de início por e-mail, de forma menos formal. Esta tende a ser uma maneira eficiente para que o cliente inadimplente não se sinta desconfortável ou constrangido diante da cobrança.
Caso possua uma equipa voltada a realizar essa tarefa, o ideal é que esta seja constantemente treinada para saber como conversar com os clientes. Saiba que existe legislação sobre esse tipo de abordagem, portanto é essencial que todos saibam como fazer cobrança de clientes de maneira respeitosa e cordial.
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