Realizar uma boa gestão de estoque faz toda a diferença em um empreendimento. Isso porque é ele que dita quais produtos estão em alta, quais precisam ser vendidos com urgência, como está o controle de compras e vendas, etc. Mas você sabia que existem diversos tipos de estoque?
Há várias formas de organizá-lo e você pode optar por aquela que melhor se enquadra à sua empresa. A seguir, vamos analisar os tipos de estoque e como eles são feitos. Confira!
Primeiramente, é importante entender o conceito de estoque. Como o nome sugere, ele é uma forma de estocar produtos e materiais de uma empresa. É lá onde ficam armazenadas as mercadorias que serão comercializadas.
Os produtos vendidos saem do estoque para o consumidor. Quando algum item está perdendo o ritmo de vendas, vale o empreendedor pensar em estratégias para se livrar da estocagem daquele produto. Seja realizando promoções que não prejudiquem no orçamento ou investindo mais em ações de marketing, por exemplo.
Sendo assim, estoque parado não é um bom indicativo. É essencial ter um bom controle para que não haja produtos em excesso e nem em falta.
Agora vamos para os tipos de estoque existentes. Cada um apresentará uma administração diferente e irá depender da estratégia e das necessidades de sua empresa.
É quando a empresa sabe que terá alta demanda naquele período e precisará elevar a produção para ter pronto atendimento e suprir as necessidades do consumidor. Assim, há menos riscos de perder a venda.
Costuma ocorrer em datas sazonais, como o natal, ou em épocas de Black Friday, por exemplo. Também funciona bem para quem conta com fornecimentos inconstantes.
Aquele mantido por terceiros, como distribuidores ou clientes fabricantes do produto.
Funciona como garantia para quando ocorrer falhas nos processos de operação ou no sistema.
É o estoque utilizado para quando há falhas no transporte de mercadorias (atrasos ou greves, por exemplo) e elas não chegam. Funciona para proteger as vendas e ter disponibilidade de produtos em casos atípicos.
Costuma ser utilizado para empresas com filiais, em que uma delas fica responsável por suprir as necessidades de estoque das outras.
Armazenamento de uma quantidade máxima de produtos por determinado tempo até que seja possível realizar um novo pedido. Pode ser uma boa opção para quem precisa economizar, por conseguir negociar descontos. Porém, é importante ter cuidado para não ficar com o estoque parado.
Muito utilizado em e-commerces, em que o consumidor realizar o ato da compra, faz o pedido e o fornecedor encaminha o produto em nome da loja.
Dentre estes tipos de estoque, qual melhor se enquadra ao que sua empresa precisa? Comente, compartilhe e continue acompanhando o Ignição Digital!
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