Se você é um empreendedor que está em busca de fazer a melhor alocação de seu capital humano, reter seus talentos como ninguém e desenvolver as competências de seus colaboradores, a carreira em Y pode ser a estratégia certa para sua organização.
Durante décadas houve uma linearidade e um padrão bastante limitado de possibilidades para o desenvolvimento de uma vida profissional.
O colaborador poderia chegar em um cargo de gestão, mas quem não conseguia atingir o patamar mantinha-se na mesma posição, estagnado.
Foi para contornar exatamente esse tipo de problema e aproveitar os talentos individuais de cada colaborador para trazer benefícios para a organização que o conceito de carreira em Y surgiu.
Ao longo deste artigo você aprenderá:
A primeira coisa que você precisa saber para entender o que é carreira em Y é o modelo linear de trabalho que se manteve forte em nossa cultura por um longo período.
Neste cenário, o colaborador era contratado para ocupar uma posição operacional e poderia se desenvolver dentro da organização, subindo para colocações como coordenador e gestor. Ou seja, a ideia era subir para um cargo em que decisões estratégicas deveriam ser tomadas.
Essa modalidade, porém, apresenta uma série de desvantagens para o funcionário e também para a própria organização. Veja:
No modelo em Y, todas as questões são resolvidas porque desenhou-se um novo modelo de cargos empresariais onde não há linearidade.
Nesse cenário, o colaborador pode escolher se quer seguir para um cargo gerencial ou ser um especialista técnico em sua área. Ou seja, o Y significa que é possível seguir dois caminhos diferentes, valorizando seus conhecimentos e desejos profissionais.
Em ambas as linhas há o mesmo reconhecimento envolvido.
Além de resolver um problema que era intrínseco às organizações tradicionais, a carreira em Y ainda conta com uma série de características e vantagens que são bastante interessantes para empresas e colaboradores. Veja:
Agora que você já entende o que é uma carreira em Y, chegou a hora de saber como estruturar esse plano em sua empresa e entender se ela realmente está pronta para esse tipo de implementação.
A primeira coisa que deve fazer é entender qual o perfil dos colaboradores que atuam em sua organização. Dessa forma, é possível identificar possíveis pessoas que já contam com as características necessárias para ocupar a nova posição.
Depois é a hora de definir quais serão as metas a serem batidas por esses profissionais para que possam subir de cargo. Entender se é necessário algum tipo de treinamento ou curso, por exemplo, também é importante.
Além disso, também é necessário definir quais serão os benefícios oferecidos e a remuneração. Lembre-se de que as duas carreiras possíveis merecem o mesmo mérito e, portanto, remunerações semelhantes de acordo com o nível do cargo.
Informar os colaboradores que, agora, há um novo caminho a se seguir também é importante. Formalize para todos as informações definidas internamente para que todos tenham a chance de pleitear uma vaga.
A carreira em Y veio para renovar os ares de uma cultura organizacional que não contemplava mais todos os perfis de colaboradores. Com ela, é possível ascender dentro de uma empresa sem haver a necessidade de tomar um cargo de liderança.
Neste artigo você aprendeu tudo sobre as vantagens e características de quem opta por essa nova modalidade, além de saber o que é preciso para implementá-la em sua empresa.
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