A gestão integrada é uma forma de manter o controle de todos os processos que acontecem na empresa. Por isso, ela tem como vantagem diminuir a burocracia, padronizar as atividades, permitir a transparência para todos os funcionários, reduzir custos e muito mais.
Contar com esse gerenciamento na organização pode ser decisivo para o sucesso dos negócios. Por essa razão, cada vez, os gestores estão começando a adotá-la.
Neste artigo, você vai saber mais sobre:
Boa leitura!
Para entender melhor o que é a gestão integrada, basta imaginar o que a falta dela pode ocasionar. Quando uma empresa possui vários setores e processos distintos, as informações se tornam confusas e até os resultados são prejudicados.
É também por conta dessa falta de integração que parte do trabalho precisa ser refeito. Quando uma área não entende ou não sabe o que a outra está fazendo, as etapas se tornam ineficientes.
Pensando nesse cenário é que surgiu o conceito de gestão integrada. Ou seja, não é possível mais pensar nos setores organizacionais de maneira independente. Tudo faz parte do negócio e é importante que ele cresça!
Existem no mercado diversos tipos de programas que realizam o gerenciamento geral de uma empresa. Esses sistemas são chamados de ERP (Enterprise Resource Planning).
Integrar a gestão traz inúmeros benefícios para todas as equipes. Veja só:
O primeiro passo para fazer a gestão integrada é levantar todas as informações sobre os processos organizacionais e fazer um planejamento.
A partir desse momento, os gestores precisam identificar quais políticas e regras serão implementadas para que todos possam seguir. Somente depois disso será possível pensar em como essas etapas serão aplicadas a todos.
Vale notar que o começo da integração não é tão simples quanto parece. Afinal, é sinônimo de uma nova forma de trabalhar. Para ser melhor para todos, é importante que os gestores promovam reuniões e treinamentos para garantir a adaptação das equipes.
Por exemplo: se o objetivo for usar uma nova ferramenta, todos deverão saber usá-la. Caso contrário, não haverá a integração de fato.
No que se refere à tecnologia utilizada, ela irá depender do que a empresa precisa. Existem várias opções no mercado, sendo que cada uma possui algumas funcionalidades específicas.
Neste artigo, você descobriu o que é a gestão integrada e por que ela é tão importante para as empresas. Sem ela, as equipes podem não compartilhar das mesmas informações, ocasionando processos ineficientes e que geram retrabalhos.
Para adotar esse gerenciamento, é necessário analisar o cenário da empresa, escolher um software que atende às necessidades do negócio e mostrar para os colaboradores quais serão as mudanças.
As organizações que adotam essa estratégia tendem a ser mais organizadas, ágeis e até lucrativas. Por esse motivo, vale a pena pensar na gestão integrada para o seu negócio!
A sua empresa é, realmente, integrada? Deixe o seu comentário sobre o que acha desse assunto! Para saber mais sobre empreendedorismo, continue acompanhando a Ignição Digital!
A gestão do tempo e produtividade são conceitos muito presentes na nossa vida. Entender a sua importância e mudar alguns...
A descrição de cargo foi feita para formalizar todas as funções exercidas em um cargo dentro de uma empresa. Seguir...
Realizar atividades fiscais padronizadas, sem erros e de forma otimizada é um desafio da maioria das empresas. O SPED...