Se você é empreendedor, provavelmente sabe da importância de conhecer cada um dos tipos de contratos de empresas existentes. Afinal, eles servem como instrumentos jurídicos e garantem segurança a todas as partes envolvidas em um acordo.
Sabendo da sua importância, no artigo de hoje você vai:
O contrato de empresa, além de evitar possíveis problemas nas partes acordadas, protege-as em relação a inadimplência do acordo. Por isso, quem assina e, consequentemente, concorda com o documento, se propõem a cumprir todas as suas cláusulas ali presentes.
Um contrato de empresa antecede o fechamento de um negócio ou parceria, e é indicado, inclusive, para casos em que o seu sócio é de sua extrema confiança.
Portanto, podemos concluir que o objetivo deste documento é:
Para elaborar um contrato eficiente, que sirva para fixar direitos e obrigações dos contratantes, é fundamental adequá-lo às necessidades das partes e não usar um modelo padrão, facilmente encontrado na internet.
Para isso, conte com o apoio de contadores e advogados especialistas de sua confiança. No geral, os tipos de contratos de empresas seguem uma linha comum, com passos bem definidos.
Caso você não tenha o auxílio de profissionais qualificados para te ajudar na criação do documento, siga o passo a passo:
Toda empresa, seja ela feita de uma sociedade ou parceria, deve ter algum dos tipos de contratos de empresas existentes no mercado brasileiro. Independentemente de qual for o ramo de atuação, há órgãos regulamentadores que protegem cada um dos contratos.
Existem três tipos comumente usados e cada um deles possui as suas particularidades. Conheça abaixo:
O contrato de trabalho é a principal forma de contratação de funcionários para executar atividades inerentes de uma empresa. Ele é regulamentado pela Legislação Trabalhista e pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
O documento que firma o acordo entre colaborador e empregador deve conter, além do salário, especificações quanto aos seus direitos, como:
Se o profissional for atuar em regime CLT, por exemplo, outros direitos como décimo terceiro e férias remuneradas, devem estar presentes nas especificidades do contrato.
Quando uma empresa trabalha em parceria ou presta serviço ao Poder Público, o contrato empresarial é regido pelo regime jurídico-administrativo, o que pode até mesmo tornar o entendimento do acordo mais complexo.
Isso porque o documento vai seguir as regras previstas nos atos administrativos normativos e nas leis que orientam a atuação da Administração Pública.
Com isso, não há muita abertura e liberdade para mudar as cláusulas e adicionar conteúdos que se adequem às necessidades do empresário, por exemplo.
Os contratos firmados entre empresários são chamados de comerciais ou mercantis. Eles são regidos pelo regime de Direito Comercial e estão sob às normas do Código Civil.
A grande vantagem desse tipo de acordo é que ambas as partes tem uma ampla liberdade de adequá-lo às suas necessidades, sem deixar de lado os seus direitos e obrigações determinadas pelos contratantes.
Agora que você já conhece os principais tipos de contratos de empresas e a sua importância, está mais seguro quanto a criação do documento? Não deixe de conversar com seu contador de confiança para te auxiliar no processo de criação e assinatura do documento.
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