Você já deve ter ouvido falar que a definição de metas é importantíssima para o crescimento pessoal e profissional. Certo? Pois saiba que dentro de uma empresa, isso também é essencial. Com uma meta organizacional atingível e bem definida, tudo começa a fazer mais sentido e o crescimento torna-se cada vez mais palpável.
Por isso, se você ainda não instituiu metas na sua empresa, descubra a seguir porque deve começar a fazer isso o quanto antes possível.
Principais vantagens desse tipo de meta
É por meio da meta organizacional que sua empresa pode atingir a tão almejada missão, pois, tanto no âmbito pessoal quanto empresarial, as metas possuem o propósito da melhoria contínua, sempre estimulando mais resultados e conquistas.
Através das metas, você também consegue analisar o que precisa ser melhorado dentro da sua empresa, ter o resultado do trabalho de cada um de seus colaboradores, identificar onde ocorrem falhas e, assim, buscar os melhores meios para solucioná-las.
Além disso, também vejo as metas organizacionais como uma bússola que guia todos os processos e funcionários a sempre seguirem e focarem no caminho certo, o que, a meu ver, é imprescindível. Afinal, sempre é bom saber aonde se quer ir e como se pode chegar.
É recomendado definir apenas uma meta?
Não. O importante é que a sua empresa tenha ao menos um objetivo. A partir daí, é possível analisar o caminho para chegar até ele e, então, definir as metas, que podem e devem ter um foco determinado para cada área.
Em uma simulação simples, se a intenção é aumentar os lucros, você pode definir uma meta de vendas para a equipe comercial, mas também uma meta de conversão de leads, por exemplo, para o time de Marketing Digital. Para isso, lembre-se de implementar metas individuais e metas de equipe também.
Outro ponto interessante, que merece a sua atenção, é que também é possível usar uma meta organizacional para atingir objetivos menores. Quer baixar o gasto de eletricidade? Quer diminuir o uso de folha sulfite? Estude o melhor caminho para isso e crie as metas para seus colaboradores e, inclusive, para você.
Como a meta organizacional deve ser criada?
Mesmo definindo metas, é comum que muitas empresas não se desenvolvam. Isso acontece porque, não basta apenas criá-las, é necessário que elas foquem o resultado, que sejam atingíveis, mas não fáceis demais, e que estejam dentro da realidade dos funcionários e também do mercado em que a empresa atua.
Para ajudar esse processo, indico que conheça o conceito das metas SMART, que é praticamente uma fórmula, utilizando cinco tributos, para a criação de uma boa meta organizacional.
Por fim, indico também que aprenda a regra das 3 metas, que funcionam muito bem para mim, pode ser benéfica para você e ótima para os seus negócios também. Confira!