Para que a sua empresa se mantenha firme e financeiramente saudável, ela precisa gerar resultados. E, nesse quesito, o marketing digital pode te ajudar muito, mas você também precisa saber como montar uma equipe de vendas vencedora. Por isso, separei algumas orientações sobre o assunto.
As dicas estão bem completas, vão desde a contratação dos vendedores até o contato que fazem com o cliente. Confira e arrebente nas vendas!
Antes de iniciar o processo seletivo da sua equipe comercial, que tal dar uma olhada no perfil de bons vendedores? Isso pode variar um pouco, mas, no geral, eles precisam:
Para completar, também é importante analisar a qualificação de cada candidato e as experiências, que contam muito e, de preferência, devem corresponder aos seus produtos e sistemas usados.
Com o perfil do vendedor ideal em mãos, o passo seguinte, de como montar uma equipe de vendas, é encontrar um bom gestor, se possível, antes mesmo de contratar os outros integrantes da equipe, pois, assim, o gerente pode auxiliar o RH a encontrar as pessoas mais adequadas.
Além disso, o gestor da área comercial também se responsabiliza por acompanhar e identificar as falhas dos processos, podendo, portanto, tomar ações para melhorar os pontos necessários e administrar a área da melhor forma possível, visando sempre melhorar os resultados.
Embora a experiência e qualificação do vendedor seja importante, lembre-se que você não pode depender apenas disso. Para que os seus funcionários do comercial tenham um bom desempenho na sua empresa eles precisam ser treinados e desenvolvidos.
Indico que ofereça um treinamento para todo vendedor contratado, que apresente a ele o seu sistema de vendas, as metas da equipe e, principalmente, os produtos e serviços comercializados. Sempre que tiver mudanças em qualquer um desses pontos, atualize as orientações e reforce o treinamento para todos.
Se você realmente quer saber como montar uma equipe de vendas de sucesso, comece a se atualizar sobre as ferramentas existentes no mercado, pois elas podem ajudar muito os seus vendedores.
Tenha, por exemplo, um CRM profissional, que consiga centralizar as informações dos clientes e torná-las acessíveis ao time comercial. Isso certamente vai facilitar o contato com os consumidores e favorecer as vendas de modo geral.
Além de ferramentas importantes, como o CRM, também busque meios de otimizar o tempo da sua equipe comercial. O próprio marketing digital, mais especificamente o Inbound Marketing, pode fazer isso, pois nutri os consumidores até eles ficarem prontos para a compra, momento no qual seus vendedores devem agir.
Para compreender melhor esse assunto, indico que continue navegando aqui no Ignição Digital e aprenda o que é Inbound Sales. Ele decididamente pode contribuir com a formação de uma equipe de vendas vencedora!
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