Os indicadores de desempenho tem sido cada vez mais importantes na apresentação e análise dos resultados das empresas. Cada área de um negócio tem seus próprios KPIs, e para a área financeira das companhias de capital aberto, um dos mais utilizados nos últimos tempos é o EBITDA.
Você sabe para que serve, como calcular ou como aplicar esse indicador de desempenho? Eu te dou essas respostas agora.
O que é o EBITDA
EBITA é a sigla para Earnings Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization e em tradução livre significa Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. Ou seja, é um indicador que apresenta a geração de caixa operacional da empresa, mostrando quanto recurso ela produziu com suas atividades operacionais, sem considerar efeitos financeiros como taxas, impostos e amortizações.
O EBITDA tem ganhado importância para a gestão das empresas porque a análise dos resultados finais do negócio, considerando-se apenas lucro e prejuízo, nem sempre tem sido o suficiente para avaliar o desempenho da companhia em dado período, já que esses números muitas vezes são influenciados por fatores de difícil mensuração.
Como calcular esse importante indicador de desempenho financeiro
Para calcular o EBITDA, primeiro é preciso fazer o cálculo do lucro operacional. No Brasil, esse valor é obtido pela subtração, a partir da receita líquida, das despesas operacionais, das despesas financeiras líquidas e dos custos dos produtos vendidos (CPV). Vale lembrar que em boa parte do resto do mundo, a definição de lucro operacional exclui o resultado financeiro.
Com o lucro operacional definido, pode-se calcular o EBITDA. Ao valor do lucro operacional se soma a amortização e a depreciação inclusas no CPV e nos custos operacionais. Essa adição acontece porque esses valores não representam baixa efetiva no caixa naquele período.
Aplicações do EBITDA
O EBITDA é um indicador muito usado para mensurar com maior exatidão a produtividade e a eficiência de uma empresa. E também pode ser usado na análise da origem dos resultados da empresa por desconsiderar efeitos financeiros e decisões contábeis.
Esse indicador de desempenho financeiro ainda é bastante útil para realizar a comparação da performance de empresas de um determinado segmento. Além de, por sua variação ano a ano, mostrar se uma companhia conseguiu melhorar a produtividade e a lucratividade, o que mostra aos investidores em qual empresa colocar seu capital.
Então, o que você achou de conhecer melhor o EBITDA, esse importante indicador de desempenho financeiro? Quer ter acesso a outro conteúdos interessantes como este? Conheça também o canal da Ignição Digital no Youtube.