As empresas mais modernas e que querem sobreviver diante de um mercado cada vez mais competitivo precisam se preocupar com o processo de gestão. Somente assim elas conseguirão conquistar uma estrutura delineada e que é saudável para a organização como um todo.
Mas, como? Hoje em dia, existe um órgão interno que tem a finalidade de garantir que as informações sejam adequadas para o processo de gestão. Entenda o conceito de controladoria e veja os benefícios proporcionados para o seu negócio!
Definição do conceito de controladoria
A controladoria faz parte de um segmento da administração, recursos humanos ou contabilidade que é comandado por um gestor, chamado de controlador ou controller. Ele atua como uma espécie de consultor, exercendo sua função fora da pirâmide hierárquica que existe dentro da empresa.
Basicamente, o profissional controlador atua na administração de todas as operações que dizem respeito ao negócio a fim de melhorar as decisões. Logo, o conceito de controladoria faz parte de uma área responsável principalmente pela avaliação, administração e armazenamento das informações da empresa.
Importância da controladoria nos dias atuais
Hoje em dia, os avanços tecnológicos e de técnicas no mercado tornaram a competitividade das empresas ainda maior, além de aumentarem também o número de clientes exigentes. Portanto, para se destacar da concorrência a sua empresa precisa ter um planejamento estratégico voltado para tudo o que acontece de diferente e atual.
E é exatamente nesse ponto que conhecer a fundo o conceito de controladoria é importante. Afinal, o órgão tem o objetivo de melhorar a tomada de decisão, aumentar a transparência e otimizar os processos e fluxo de informações. Tudo isso acaba deixando o gerenciamento mais sólido e assertivo.
Funcionamento da controladoria nas empresas
Na prática, a controladoria se baseia no processo de moderação que é desenvolvido por meio de padrões de qualidade estabelecidos pela empresa. Tudo isso é feito a partir de um orçamento e de um planejamento, o que garante mais organização.
O mais importante de tudo é a participação e envolvimento dos colaboradores para que a controladoria consiga atuar no processo organizacional, equilibrando a empresa diante das dificuldades existentes no ambiente.
Inicialmente, a controladoria estrutura as operações financeiras. Depois, cuida do custo integrado à contabilidade e, por fim, de todo o restante que poderá contribuir para que a empresa tome sempre as decisões mais adequadas.
Entender o conceito de controladoria é o primeiro passo para implementar ações que beneficiam a empresa.
Gostou artigo? Aproveite e leia também: 3 dicas infalíveis para melhorar a gestão de funcionários!