Abriu uma empresa e está sentindo a necessidade de administrar melhor o setor de relações humanas? Essa área pode ajudar muito no crescimento dos seus negócios. Hoje elaboramos uma lista com seis indicadores de RH fundamentais, confira:
Absenteísmo
Esse indicador é responsável por mensurar as ausências de todos os empregados e interpretar esses dados. Deve-se existir uma análise geral, onde são pensadas estratégias para organizar melhor os tempos de jornada e também individualmente.
Cada caso deve ser analisado em separado, afinal os atrasos de um funcionário podem estar aliados a problemas de relacionamento com gestores e equipe, problemas financeiros, vícios e até mesmo doenças adquiridas no ambiente de trabalho. O RH deve prestar apoio para que esse profissional tenha a chance de se realinhar de acordo com as necessidades da empresa.
Índice de rotatividade
Rotatividade é a relação entre demissões e contratações de uma empresa. O RH é o setor responsável por analisar o tempo em que as trocas de funcionários tem acontecido e analisar os motivos. Por exemplo, uma alta frequência de demissões pode apontar erros administrativos, de gestão e principalmente, de insatisfação no trabalho.
É preciso entender e procurar soluções para que exista uma taxa aceitável e equilibrada entre os dois fatores.
Indicadores de RH em Produtividade
É imprescindível para a análise dos indicadores de RH, mensurar a produtividade das equipes e setores da empresa. Esses dados podem ser base para desenvolver estratégias para administrar o tempo dos colaboradores e para entender quando é necessário contratar funcionários para suprir uma alta demanda de trabalho.
Autoavaliação
Solicitar ao colaborador, de tempos em tempos, uma autoavaliação é uma boa estratégia para alinhar com os gestores as expectativas, valores e visões. Também é uma oportunidade para que sejam corrigidos erros de postura ou performance pessoal, além de entender melhor o que a empresa esperam do profissional e as melhores formas de liderar uma equipe.
ROI em treinamentos
Os treinamentos são fundamentais para que a equipe esteja sempre atualizada e com qualidade de trabalho. Realizações de workshops, investimentos em plataforma de cursos, palestras e outras ações, são um caminho para motivar o funcionário a manter-se aprendendo e aprimorar e refinar os conhecimentos da equipe. O ROI deve ser mensurado em parceria com a produtividade, feedbacks internos e de clientes externos etc.
Índice de reclamações trabalhistas
Quais são as reclamações? Como é a imagem da empresa por aqueles que já trabalharam nela? São maiores os pontos positivos ou negativos? Tudo isso pode ser mensurado com uma análise do índice de reclamações trabalhistas. Além de ser uma forma de entender se sua empresa é desejada como local de trabalho pelos candidatos.
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