Ensinar para adultos não é a mesma coisa do que ensinar para crianças, ainda mais quando todo esse processo acontece no ambiente de trabalho. O modelo de aprendizagem 70 20 10 foi especialmente desenvolvido para ser utilizado dentro das próprias organizações.
O 70 20 10 foi idealizado e pesquisado na década de 1960 por Morgan McCall, colaborador do Center for Creative Leadership. Ele publicou um livro intitulado The Career Development Architect Planner usando como base a observação do aprendizado de pessoas a partir do método idealizado.
O que significa 70 20 10?
O nome 70 20 10 diz respeito composição da aprendizagem dentro de uma organização. São os pontos que precisam ser considerados para ser possível aproveitar 100% do potencial de cada um dos colaboradores de determinada empresa.
A divisão é feita da seguinte forma:
- 70% — aprendizagem a partir de experiência próprias, que são provenientes de suas vivências ao longo da vida. Diz respeito aos seus hábitos, sua rotina, sua história de vida. É também o conhecimento adquiro a partir de trocas de ideias com colegas de trabalho e outros semelhantes;
- 20% — aprendizado com os outros. Dentro desses 20% estão compostos os feedbacks recebidos por outros membros da organização (daí a importância de oferecer esse tipo de análise aos seus colaboradores), além da observação de outros profissionais da área como modelos ou inspirações. É aqui que se enquadra o conceito de coaching, uma maneira de auxiliar no desenvolvimento profissional;
- 10% — aprendizado a partir de cursos. Ao contrário do que muito imaginem (e o contrário do que acontece quando se ensina para crianças), muito pouco do aprendizado deve vir de cursos. A vivência é sempre a mais importante, mas não se pode, também, deixar a educação formal de lado. Alguns exemplos desse tipo de aprendizado são: workshops, palestras, cursos de extensão e especialização, congressos, seminários, etc.
Por que ensinar para adultos e crianças é diferente?
Quando ensinamos para adultos é preciso ter em mente que eles não são crus como as crianças. O adulto já chega com uma bagagem significativa e dominam o básico de maneira muito mais ágil, além de já terem comprometido um bom tempo de sua vida aos modelos de aprendizagem tradicionais.
A implementação do processo 70 20 10 é muito mais assertiva para o adulto porque ele já conhece as melhores maneiras de absorver conhecimento e também já fazem parte do corpo da organização em questão.
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O érico foi a primeira pessoa que escutei falar que precisa ler varias vezes o mesmo livro para absorver ele de maneiras diferentes. . Aprendendo sempre, gratidão