Na hora de organizar seu estoque, até mesmo durante os processos de compra de fornecedores, você sabe quais são os produtos mais importantes para a sua empresa? Este conhecimento é crucial para garantir boas vendas! Se você não tem certeza, talvez você precise lançar mão de um recurso. O mais indicado é a curva ABC de estoque.
Conheça agora este método para categorizar seu estoque de maneira muito mais eficiente!
A curva ABC de estoque é uma maneira simples de direcionar como você deve organizar não só o armazenamento de seus produtos, mas também o fluxo de compra e as melhores opções de mix.
Ela é criada e apresentada como um gráfico ou uma planilha que indica, claramente, quais são os produtos mais vendidos e aqueles que não são muito procurados. Assim você pode ter a certeza de que está investindo de maneira correta ao adquirir um ou outro item em maior quantidade.
Isso evita não só o problema de produtos “encalhados”, mas também o gasto desnecessário e excessivo com itens que poderiam, simplesmente, ser retirados do catálogo.
Para criar uma curva abc de estoque focada em seu negócio, você precisará de alguns dados como: mix de produtos completo, número de vendas dos itens em certo período e os preços.
Crie uma planilha com os seguintes dados em colunas:
Gere uma coluna com o valor total de vendas, multiplicando o número de itens vendidos (individualmente) pelo preço dos mesmos.
Após esse passo, crie uma coluna de participação em porcentagem. Para isso você pode dividir o quanto faturou com os produtos separadamente pelo total do faturamento. Assim você saberá o quanto cada item interfere em seu valor total de vendas.
Adicione ao lado uma coluna de soma da participação, e preencha-a da seguinte maneira: peque a participação do primeiro produto e duplique. Depois some a do segundo a ela, e assim sucessivamente, sempre adicionando o número obtido ao do produto de cima.
Feito isso é hora de adicionar a curva ABC de fato.
Crie a coluna para ela. Tomando como base a soma da participação, classifique os produtos da seguinte maneira:
Os produtos A são os mais procurados, e não devem nunca faltar em estoque. Monitore a saída deles e sempre planeje com antecedência a reposição! Além de trazer muita receita, eles são o carro-chefe da sua loja.
Isso não significa, no entanto, que você deva tirar os produtos B e C do seu mix, pois eles aumentam a estabilidade das vendas e o ticket médio.
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