O crescimento e a obtenção de bons resultados de uma empresa são alcançados com maior dificuldade sem a existência de um plano de comunicação interna claro e estratégico. Afinal, por meio dele é possível realizar uma análise completa da situação da instituição, ter a percepção de pontos fortes e fracos, traçar metas de melhorias, motivar o engajamento da equipe e obter melhores resultados.
Para ajudar na elaboração, neste artigo separamos algumas dicas de como implementar as ações do plano de comunicação interna. Confira!
A importância de um plano de comunicação interna
A comunicação interna é uma área focada nas ações e interações realizadas entre os funcionários de uma empresa. O principal objetivo é organizar as ideias do colaboradores, alinhando estratégias e objetivos compartilhados por toda organização. Dessa forma, o relacionamento entre os colaboradores deve ser transparente.
São visíveis diversas vantagens na implementação de ações eficientes de comunicação ação, são elas:
- melhoria no clima organizacional;
- melhoria na produtividade dos colaboradores;
- melhor índice de rotatividade;
- facilita a integração de funcionários.
Ou seja, desenvolver um plano focado na comunicação interna proporcionará diversos benefícios internos, que serão refletidos externamente, por meio de melhor qualidade nos serviços prestados, atendimento e reconhecimento de mercado.
Saiba como elaborar um plano de comunicação interna eficiente
Para desenvolver uma estratégia eficiente de comunicação interna, é importante prestar atenção em alguns fatores determinantes para uma eficiente organização das funções e objetivos do plano de comunicação. Veja o passo a passo:
Realize um diagnóstico prévio
Antes de criar estratégias e ações para o desenvolvimento de uma plano de comunicação, é essencial realizar um diagnóstico prévio e analisar a situação atual da empresa, quais devem ser os pontos de melhorias, quais os pontos fracos que estão interferindo na comunicação organizacional. Após compreender quais são as melhorias necessárias e quais dificuldades existentes na empresa, é possível passar para o próximo passo.
Metas e objetivos
Com o entendimento dos pontos fracos e melhorias necessárias na organização operacional interna da empresa, chegou o momento de serem traçadas metas e objetivos a serem alcançados com as ações propostas pelo plano de comunicação. Estabeleça quais pontos é necessário melhorar e quais estratégias serão pensadas para atingir esse objetivo.
É importante lembrar que os objetivos devem ser realistas e possíveis de serem alcançados em um determinado espaço de tempo.
Por exemplo:
- objetivo: melhorar a perda de informações devido dificuldades na comunicação;
- ação: implementação de ferramentas internas para facilitar a comunicação e proporcionar uma armazenamento de informações mais eficiente.
Desenvolvimento de planos de ação
Após definir os objetivos a serem alcançados, chegou o momento de definir quais ações serão aplicadas. Ao definir as ações, é importante organizar os períodos de implementação de cada uma delas. Para facilitar o processo, crie um cronograma de aplicação, assim fica mais fácil organizar as ações e visualizar os resultados de cada estratégia utilizada.
É necessário que cada uma das ações aplicadas tenha uma objetivo, invista em endomarketing, ou seja, deve ser visível quais são as intenções com a estratégia determinada.
Indicadores de resultados
Com a aplicação das ações, é essencial monitorar os resultados obtidos. Nesse processo, a aplicação de questionários e solicitar feedbacks dos colaboradores é uma ótima estratégia para obter o termômetro da eficiência do plano de comunicação interna.
Agora que você já sabe como iniciar a implementação de um plano de comunicação interna, aproveite para acompanhar mais conteúdos e sacadas do Ignição Digital!