O ERP termo originado do inglês (Enterprise Resource Planning) — Planejamento dos Recursos da Empresa — representa uma série de atividades gerenciadas por um software ou por pessoas, que ajudam na gestão de processos dentro de uma empresa. Mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é o ERP é para que serve.
Se você também tem dúvida sobre esse assunto, fique tranquilo que neste post vou falar tudo o que você precisa saber sobre o ERP!
O que é ERP e para que serve esse software?
O ERP é um sistema para gestão empresarial, e sua principal finalidade é a organização das informações para o melhor gerenciamento da empresa e diminuição de tempo e custos gastos nos processos.
Um empresa precisa gerenciar suas contas a pagar e a receber, vendas e pedidos, folhas de pagamento de funcionários, controlar estoque, emitir nota fiscal e entre outros diversos processos. Para cada função, poderia existir um software diferente.
Gerenciar todas essas informações separadamente necessita de muito tempo, e é mais suscetível a erros. Quando todas essas informações estão dentro de um único sistema, erros são mais difíceis de acontecer. Todas essas funções ajudam a definir o que é o ERP e para que ele serve.
Quando toda empresa é gerenciada através de um único sistema, é mais fácil a comunicação entre todos os departamentos, desde a administração até a logística e produção.
Como implementar um software de ERP na minha empresa?
Para implementar uim sistema de ERP, deverá existir uma conversa entre a empresa que fornece o software e os responsáveis por sua empresa, tanto no setor administrativo quanto no departamento de TI, para chegar num senso do que será melhor no seu caso.
O intuito dessa conversa é descobrir como sua empresa funciona, quais os requisitos que você precisa e como o sistema será implantado, visando diminuir os custos iniciais com a instalação desse novo software.
Após decidir tudo que será necessário o software realizar, a empresa responsável pelo ERP necessitará de um tempo para efetuar as customizações no sistema. Isso não ocorrerá da noite para o dia!
Quando as customizações estiverem prontas e forem aprovadas, pela administração e TI, o software começará a ser instalado na empresa.
Vantagens de um sistema ERP
- controle e padronização de processos;
- visão e redução de erros;
- redução de estoque;
- aumento da produtividade.
Ficou com alguma dúvida? Agora que você já sabe tudo sobre ERP, não deixe de conferir todas as novidades aqui da Ignição Digital!