Saber como fazer um feedback é uma das habilidades de maior importância para uma boa gestão de equipe. Ter retorno por seu trabalho, ainda que seja puro reconhecimento ou até mesmo críticas construtivas, faz do funcionário alguém muito mais confiante e, consequentemente, produtivo.
Quer algumas dicas para melhorar seus feedbacks e garantir uma equipe unida e satisfeita? Confira o que separei neste artigo!
Como fazer um feedback enriquecedor?
Um feedback pode significar tanto um momento de empatia e troca de experiências e conhecimentos entre gestor e colaborador, quanto uma tonelada de críticas que, mesmo feitas na melhor das intenções, não estimulam mudanças.
Portanto, para evitar problemas em sua empresa, saber como fazer um feedback é imprescindível. Veja algumas dicas:
Não é nada pessoal
Um feedback feito de um gestor para um colaborador ou uma equipe é algo que não pode, de maneira nenhuma, ser levado para o lado pessoal. Portanto, o foco deve estar sempre no comportamento e nos resultados apresentados, independente de como é um ou outro membro do time.
Comece pelos elogios
Imagine que você vai receber um feedback e ao entrar na sala é recebido com críticas diretas. Isso não é legal, não é mesmo? Parece que o gestor só se lembra de seus momentos ruins.
Assim, o ideal é iniciar o feedback pelos acontecimentos bons que foram fruto do trabalho da equipe. Seja sincero e exponha, realmente, o que achou de mais eficiente/surpreendente na condução do trabalho, e só então inicie as possíveis críticas.
Sugira melhorias
Ao liderar uma equipe, no papel de gestor você pode propor melhorias em processos e atitudes. O melhor é fazer isso no momento do feedback.
Após as críticas, mostre como podem melhorar, aponte soluções e leve mais confiança e autonomia à equipe. Eles devem sair da reunião motivados e pensando no que podem fazer pra poder seguir as melhorias propostas rapidamente.
Trace um plano de ação
Além das melhorias, leve para a reunião um plano que tenha desenhadas todas as colocações a respeito das mudanças (um bom mapeamento de processos pode ajudar).
Caso seja um único funcionário, mostre o que ele precisa fazer e aonde ele pode chegar com aquilo. Explique também as razões para cada ação exposta no plano.
Diante de uma equipe, é importante focar nos pontos fortes do setor. Ao destacar algo de um colaborador específico, coloque-o como parte de um time, por exemplo:
“O Luis, que tem um pouco mais de traquejo com esta parte do trabalho, pode auxiliar o time se estiver inserido em tal etapa…”.
Evite aumentar o colaborador diante do time: “Se o Luis fizesse isso, já que é melhor, não teria dado errado.” Percebe a diferença?
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