Para entender o que é um mapa mental, pense comigo: qual a função de um mapa? Levar você até onde quer chegar, correto? É isso que uma ferramenta como o mapa mental pode fazer por você. Ela pode ser utilizada para várias questões diferentes e você pode se valer para inúmeras reflexões.
Quer saber mais sobre o assunto e aprender como fazê-lo? Confira o texto abaixo e veja algumas explicações, além, é claro, de um ótimo exemplo para te ajudar a começar sua jornada.
Afinal, para que serve o mapa mental?
Um mapa mental é, em suma, um diagrama. Ele vai ajudar você a fazer uma gestão do seu conhecimento e das suas ideias, tornando seus próprios processos mais claros e produtivos para si mesmo. Ele pode te ajudar para organizar suas tarefas do dia a dia, fazer resumos de aulas ou palestras, fazer resumos de estudos e livros, ilustrar planos de negócios, desenvolver novas ideia e por aí vai.
Confira o passo a passo para criar o seu:
- escolha um tema — o primeiro passo sempre é definir um assunto principal. Coloque-o no centro da página, resumido em uma palavra ou expressão;
- puxe ramificações — o próximo passo é puxar ramificações de seu balão de tema principal. É daí que sairão as suas ideias secundárias, seus pensamentos que estão relacionados ao tema principal;
- desenhe quantas ramificações forem necessárias e crie subdivisões.
Não importa se o seu desenho não ficar muito bonito ou ficar grande demais. O que importa é chegar onde você deseja. Ou seja, na resposta final.
Dicas para potencializar seu mapa mental
Agora que você já sabe para que serve e como fazer seu próprio mapa mental, é hora de saber como pode potencializá-lo. Uma ótima ideia é utilizar cores diferentes, canetinhas e lápis de cor para tornar a visualização mais clara. Além disso, símbolos, desenhos e códigos também podem ser ótimos.
Confira abaixo um exemplo de mapa mental para te ajudar a desenvolver o seu:
Gostou de aprender sobre essa ferramenta? Confira outras que podem te ajudar na gestão de suas ideia e seu tempo na Ignição Digital!