A pesquisa de satisfação é um método utilizado por empresas para conseguir medir o quanto os clientes estão recebendo positivamente ou negativamente seus produtos e serviços. Existem algumas formas de conseguir captar as opiniões dos consumidores, mas será que há um modelo de pesquisa de satisfação ideal para o seu negócio? É o que veremos neste artigo! Confira.
A importância da pesquisa de satisfação
Por conseguir entender e medir o nível de contentamento dos clientes, esta prática se torna algo muito importante para as empresas. Afinal, é a partir deste feedback que a companhia consegue ter a real visão do seu negócio.
Caso algo não esteja agradando o público, é preciso pensar em formas de melhorar ou reinventar o que está sendo oferecido. Já quando há uma resposta positiva, é possível entender melhor o que o cliente espera da empresa, aumentando as chances de acertar na criação de novos produtos/serviços.
Além disso, a pesquisa de satisfação é um meio de comunicação com os consumidores, o que faz com que eles se sintam importantes. Isso ajuda até mesmo a fidelizar clientes.
Existe um modelo de pesquisa de satisfação considerado o melhor?
Para responder à pergunta sobre existir um modelo de pesquisa de satisfação ideal, podemos dizer que isso dependerá de como a sua empresa deseja receber o feedback. Veja alguns exemplos abaixo:
NPS
Um dos modelos mais utilizados é a Net Promoter Score (NPS). Por meio dela, é possível que o cliente atribua notas de zero a 10 sobre o atendimento prestado, os serviços realizados, o quanto ele recomendaria a empresa, entre outros fatores. Ainda é possível deixar campos em aberto para sugestões.
Com relação aos resultados, podemos atribuir:
• nota de -100 a -0,1: zona crítica;
• nota de zero a 49,9: zona de aperfeiçoamento;
• nota de 50 a 74,9: zona de qualidade;
• nota de 75 a 100: zona de perfeição.
Escala Likert
Este método é usado em um modelo de pesquisa de satisfação que realiza perguntas que evitam ao máximo influenciar nas respostas. Pode ser feita por meio de afirmações em que as respostas consistem em:
• concordar totalmente;
• concordar parcialmente;
• discordar parcialmente;
• discordar totalmente.
Questionário
Aqui, é possível realizar diversas perguntas diretas como “o que achou do produto X?”; “como foi a sua experiência na loja?”; “como você avalia o atendimento da área de projetos?”; entre outras.
É possível deixar o campo aberto para justificativas, e utilizar as seguintes alternativas:
• não gostei/ruim;
• precisa melhorar;
• bom;
• ótimo;
• excelente.
As pesquisas podem ser enviadas via e-mail (que é o meio mais prático e mais utilizado) ou feitas por telefone. Existem também aquelas realizadas presencialmente.
Qual destes exemplos de pesquisas de satisfação você prefere? Faça esta avaliação de acordo com os objetivos e necessidades de sua empresa!
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