Muitas pessoas não sabem como fazer planejamento pessoal e tampouco compreendem a sua importância. A explicação é simples. Você conhece aquela expressão que diz: “para quem não sabe onde está indo, qualquer caminho serve?” Basicamente, significa que, se você não tiver objetivos em sua vida, andará em círculos para sempre. E o planejamento pessoal tem exatamente essa função: auxiliar na hora de traçar planos e metas futuras.
As empresas e organizações não desenvolvem soluções estratégicas? É a mesma coisa, mas levando em consideração sua vida privada!
Sabendo disso, no artigo de hoje você vai ver:
- – por que ter um planejamento pessoal;
- – como fazer um planejamento pessoal;
- – quatro passos para atingir suas metas e objetivos.
Por que ter um planejamento pessoal?
Saber como fazer um planejamento pessoal pode facilitar muito a sua vida. Afinal, é por meio dele que é possível definir e organizar metas e objetivos a curto, médio e longo prazo.
Imagine, por exemplo, que um uma das suas metas, para o próximo ano, seja guardar R$ 10 mil reais. O que você fará para atingi-la? Provavelmente, direcionará todos os seus esforços à sua realização pessoal e financeira.
Porém, você sabe qual é a diferença entre meta e objetivo? Saiba diferenciá-las e traçar seus esforços efetivos para cada uma:
- – meta: uma meta, geralmente, tem um prazo determinado para acontecer. Podendo ser atemporal e de curto tempo. Por exemplo, viajar nas próxima férias, aumentar 10% seu lucro e poupar 20% do seu salário durante dois meses;
- – objetivo: já o objetivo pode ser definido com um propósito de vida, isto é, algo que demora mais tempo para ser concretizado. Por isso, ele é mais estratégico e abrangente.
Além disso, em cada um devem ser definidas estratégias de recursos e prazos para a concretização de cada plano. Saber como fazer planejamento estratégico, sobretudo, é importante para evitar distrações e manter o foco diante desafios para a concretização.
Como fazer um planejamento pessoal efetivo?
Você viu que com um planejamento pessoal bem desenvolvido, você poderá ter sucesso em todos ou alguns âmbitos de sua vida. Agora, confira o passo a passo e como alcançar suas metas e objetivos:
1. Definição
O primeiro passo para desenvolver um planejamento pessoal de excelência é a definição de sua metas e objetivos. Onde você quer chegar no próximo ano? É preciso pensar em ações específicas, não seja subjetivo ou generalista.
2. Analise sua situação atual
Depois de definir suas metas, entender qual a situação atual em que você se encontra também é importante. Isso porque é preciso definir objetivos tangíveis. Se a sua meta estiver longe de ser alcançada, quebre em pequenas tarefas que podem te ajudar a chegar lá no ano seguinte, por exemplo.
3. Estabeleça prazos
De nada adianta ter um planejamento se você não define um prazo para executar suas tarefas. Defina o mês que deseja realizar cada um dos pontos. Você será muito mais produtivo!
4. Monte uma planilha de controle
Uma planilha de controle é uma excelente maneira de saber como gerenciar o seu planejamento pessoal anual. Você pode, é claro, utilizar outros métodos de organização. Neste ponto, o importante é conseguir organizar suas metas e objetivos, de acordo com a prioridade e se foram ou não cumpridas dentro do prazo que estipulou.
Pode ser uma agenda, um quadro negro ou no computador, o importante é registrar todas as suas conquistas e medir o seu avanço ao longo do ano. Isso te manterá motivado e te ajudará para continuar seguindo o planejamento pessoal.
Conclusão
Hoje você viu como fazer planejamento pessoal e conheceu quatro passos básicos e essenciais para traçar metas e objetivos. Depois de todas essas explicações, agora você acredita que é possível desenvolver o seu planejamento pessoal e traçar planos efetivos anualmente?
Para mais dicas de produtividade como esta continue acompanhando a Ignição Digital! São novos posts todos os dias para te ajudar a ser ainda melhor.
Eu quero ganhar o livro.