Garantir um trabalho que seja, ao mesmo tempo, eficiente e que promova uma maior integração entre os colaboradores pode não ser tão fácil assim. Por conta disso, implantar métodos como a metodologia lean podem simplificar os processos.
Se você ainda não conhece esta maneira de otimizar o trabalho, leia esse post que eu vou te ensinar mais sobre ela!
O que é a metodologia lean?
Ela tem como objetivo utilizar nada mais que os elementos necessários para o seu trabalho. Ela serve para eliminar as complicações e promover uma rotina mais simples e, ao mesmo tempo, eficiente. Desta forma, há um aumento da agilidade.
O conceito surgiu em 1980, quando a Toyota começou a usar o termo “lean manufacture” (manufaturação enxuta) para caracterizar a otimização de sua linha de produção.
Ele foi popularizado nos anos 1990, quando o professor James Womack, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), publicou o livro “A Máquina que Mudou o Mundo”, relatando o seu estudo sobre a indústria automobilística, que incluía a Toyota.
Por que aplicá-la a minha empresa?
Com uma maior agilidade de produção, você garante o sucesso e o maior valor da sua equipe. Melhorar a produtividade é extremamente importante se você pensar que os clientes estão cada vez mais exigentes.
A crescente demanda da sua empresa acaba necessitando de algum modelo de trabalho que possa atender a todas elas. A metodologia lean consegue estabelecer as prioridades e reduzir o tempo gasto com coisas que não são tão importantes.
Além disso, ela consegue gerenciar melhor os seus prazos, de forma que eles podem ser diminuídos sem comprometer a qualidade. Isso faz com que a sua relação com seus clientes seja ainda melhor e a gestão de projetos seja bem sucedida.
Como aplicar a metodologia lean?
Existem pequenos passos que devem ser seguidos logo no começo deste processo para obter bons resultados
1. Planejamento
O gestor da área onde você pretende adotar a metodologia lean deve definir os objetivos que devem ser alcançados nesta nova etapa da empresa. É necessário elaborar um escopo do projeto, os participantes e qual a responsabilidade de cada um.
2. Deixar todos animados com a mudança
Para garantir a efetividade, você precisa engajar todos os envolvidos nesse projeto. Se eles não se sentirem confortáveis com as mudanças, não haverá bons resultados.
3. Apoio dos líderes
É imprescindível que todos os líderes da empresa estejam de acordo com o projeto. Eles devem mostrar apoio à equipe e oferecer auxílio aos participantes, além de demonstrar que a nova organização irá melhorar o trabalho.
4. Começar devagar
Por se tratar de um novo modelo, não comece a aplicá-lo em trabalhos mais detalhados e que exigem mais urgência. Comece por algo mais simples para testar o funcionamento.
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