Para a grande parte dos empresários, o momento de venda da empresa pode ser desgastante, ainda mais se o negócio estiver em funcionamento. A realidade do mercado é difícil, e saber como vender uma empresa em funcionamento é essencial para obter bons resultados.
Se você é empresário e está passando por essa situação, e não quer ter problemas, veja as dicas que preparei neste artigo!
Dicas de como vender uma empresa em funcionamento
Veja como facilitar esse processo para a sua empresa:
Tomando a decisão — vender ou não?
A primeira recomendação é de evitar que os acontecimentos imponham o momento da venda. As vezes a venda não será a solução para os problemas do dia a dia (apagar incêndio). Quando um empresário cria uma empresa, ele tem o propósito de deixar um legado para sua família, funcionários, clientes, fornecedores e sociedade, porém muitas vezes essas intenções geram ações muito diferentes por falta de um planejamento do processo de saída da empresa.
Então, por que ter o melhor produto, embalagem, propaganda e marca? E na hora de uma decisão certa como a mudança de controle, não se dá prioridade? Por isso a instrução é: planejar e executar um exímio projeto de saída do negócio.
Quanto mais rápido o empresário toma a decisão de entender e diagnosticar antecipadamente essa ação, ainda que de médio ou longo prazo, melhor resultado terá da operação. Não importa o estágio atual do negócio, sempre é tempo de se antecipar aos fatos para tomar melhores caminhos.
O valor da empresa na tomada de decisão
Uma saída bem planejada e executada não define um valor pelo ponto de vista do comprador. É preciso calcular o valor da empresa de forma profissional e com métodos consagrados que já consideram os produtos e serviços, lucros, capital de giro, ativos, estoques, expertise, patentes, clientes, marcas, e etc.
Além disso, o empresário precisa definir se essa venda será total ou parcial. Um dos aspectos mais importantes para o valor é a utilização de argumentos futuros do negócio. Reúna toda documentação que irá gerar possibilidades futuras (dos contratos às cartas de intensões), pois elas irão apoiar muito na negociação.
Sigilo é fundamental para o sucesso
Infelizmente, no Brasil, ainda a ideia de venda de uma empresa pode gerar muitos boatos. Então, a recomendação é de confidencialidade total. Nunca revele nenhuma informação sem a assinatura de um termo de confidencialidade (o chamado NDA, da sigla Non Disclosure Agreement) pela parte interessada.
Essas dicas foram úteis para você? Aqui no blog da Ignição Digital estão disponíveis os melhores conteúdos para o seu negócio!